A curiosa e impressionante historia da energia solar
Os painéis solares são uma tecnologia relativamente nova, que remonta aos anos 70.
O que você pode não saber é que as pessoas começaram a aproveitar o poder do sol muito, muito tempo antes disso.
A história da energia solar abrange desde o século VII a.C., e ainda tem um enorme potencial de crescimento no futuro.
Vamos passar por algumas das fases principais de sua jornada.
Os Tempos Antigos: Brincando com fogo
Se você já foi uma criança, você provavelmente já jogou pelo menos uma vez um pequeno jogo de queimar formigas com luz solar e uma lupa.
E você não foi o primeiro: civilizações antigas do século VII a.C. usaram a mesma técnica para acender fogueiras (e torturar insetos).
Gregos e romanos usavam espelhos para acender tochas para rituais religiosos, e até mesmo para queimar navios inimigos.
Casas e casas de banho tinham estrategicamente colocado janelas que deixavam a luz solar entrar em tanques de água quente, ou seriam construídas onde pudessem capturar mais luz.
1700 – 1800: Conhecendo o Efeito Fotovoltaico
Nesse período, começaram a surgir as primeiras patentes para coletores solares e aquecedores de água solar.
Em 1839, o cientista Edmond Becquerel descobriu o efeito fotovoltaico experimentando células eletrolíticas.
Durante o processo, ele percebeu que mais eletricidade era produzida se as células fossem expostas à luz solar.
Mais progressos foram feitos em 1876, quando um grupo de cientistas descobriu que o selênio poderia transformar luz em eletricidade sem calor.
O selênio foi então usado para criar a primeira célula solar em 1883, e o primeiro aquecedor comercial de água solar foi patenteado dez anos depois.
1900: A célula solar e suas consequências
O primeiro coletor solar, que era muito semelhante ao que usamos hoje, foi produzido em 1908, três anos após a publicação do artigo sobre o efeito fotoelétrico que rendeu a Einstein o Prêmio Nobel.
A escassez de energia durante a Segunda Guerra Mundial levou à difusão de edifícios solares passivos nos Estados Unidos e à publicação de livros sobre “casas solares” e arquitetos.
Finalmente, em 1954, a primeira célula fotovoltaica de silício foi criada, e ao contrário de seu antecessor de selênio, conseguiu gerar eletricidade suficiente para alimentar equipamentos elétricos.
Sua eficiência solar só chegou a 4%, em comparação com os praticamente 20% atuais. Há estudos de painéis que já chegam a 35% de eficiência.
Após essa invenção, os primeiros dispositivos movidos a energia solar começaram a chegar ao mercado e tecnologias solares.
Como por exemplo, aquecimento da água, começaram a ser usadas para edifícios de escritórios comerciais em larga escala.
Uma das aplicações mais notáveis das primeiras células solares são os satélites e o uso naves espaciais.
Enquanto, a comercialização de células solares foi inicialmente mal sucedida, muitos satélites construídos na segunda metade do século integraram a tecnologia solar suavemente, e ela ainda está sendo usada hoje.
Como consequência, foi em 1970 que uma versão muito menos cara da célula solar de silício foi introduzida, e que marcou o início da comercialização de painéis solares.
Finalmente, a opção de energia solar não só era viável para grandes empresas e a NASA, mas poderia ser usada internamente e para pequenas infraestruturas públicas.
Nos anos seguintes, um número crescente de aplicações de energia solar tornou-se uma possibilidade: carros, aviões, fazendas solares, filmes finos e muito mais.
2000: Energia Solar para Todos e sua Tecnologia
Desde o início do século, os cientistas têm se concentrado em maneiras de tornar os painéis solares mais eficientes e convenientes.
Como resultado, a tecnologia tornou-se mais acessível a todos.
O objetivo final é tornar a energia solar tão barata quanto as fontes de energia tradicionais, já que ainda não é competitiva o suficiente.
Transporte, comunicação e até mesmo roupas podem um dia estar explorando-a de alguma forma. De fato, as aplicações são realmente infinitas.
Hoje em dia, os sistemas domésticos de painéis solares são muito mais baratos, com o passar dos anos e a evolução da tecnologia.
Portanto os painéis solares se tornarem acessíveis o suficiente para os proprietários, mesmo sem um grande incentivo governamental.
De qualquer forma, isso torna o futuro da energia solar muito promissor no Brasil.
Nossa nao sabia dessa historia, muito interessante e enriquecedor de conhecimento . obrigado