Com o avanço da tecnologia, os painéis solares transparentes, vieram pra causar um ruptura no modelo atual de geração de energia.
Imagine um mundo onde poderíamos gerar eletricidade usando a superfície de nossas janelas, smartphones, o teto solar do nosso carro ou o teto e janelas de vidro do nosso prédio de escritórios
Como vimos nessa matéria sobre o porque você deve usar a energia solar, agora imagine esse condomínio abaixo…
O que soa como um sonho distante, está a caminho de se tornar realidade graças a painéis solares transparentes. Nosso guia completo, pode oferecer um pouco mais de informações.
Painéis solares convencionais, mais especificamente painéis solares fotovoltaicos, absorvem a luz solar e convertem fótons (partículas de luz solar) em energia utilizável.
A dificuldade em fazer painéis solares transparentes é que a luz solar passa pelo material transparente. Isso significa que o processo que gera a eletricidade na célula solar não pode ser iniciado porque nenhuma luz é absorvida.
Este artigo apresenta duas tentativas interessantes de superar esse obstáculo:
- Painéis parcialmente transparentes, que basicamente absorvem energia por onde não é transparente.
- Painéis totalmente transparentes que empregam sais orgânicos, detalhando as vantagens e desvantagens dos painéis solares deste tipo.
Parcialmente “semi” transparentes
A Heliatek GmbH, empresa alemã, desenvolveu painéis solares parcialmente transparentes, que absorvem 60% da luz solar que recebem.
A eficiência desses painéis é de 7,2%, em comparação com uma eficiência de 15% para painéis solares convencionais fotovoltaicos deste fabricante.
A eficiência é reduzida porque apenas 60% da luz é absorvida pelo painel, enquanto os 40% restantes são transmitidos através do painel.
A Heliatek mostra como a produção de energia solar pode ser ajustada ajustando o equilíbrio entre a luz transmitida e absorvida.
O que, desde nosso ponto de vista, é interessante, pois áreas que antes, não eram possíveis ter os painéis, passam a ser uma opção interessante.
Edifícios de escritórios com grandes áreas de vidro voltadas para o sul (caso da Europa, no Brasil seria para norte) já estão empregando vidro colorido para reduzir a luz solar transmitida, descontinuando assim o tradicional insulfilme.
Os painéis solares parcialmente transparentes têm um alto potencial comercial para situações como essas.
Painéis solares totalmente transparentes
Embora esses painéis solares, sejam adequados para os casos mencionados anteriormente, eles não são perfeitamente adequados para janelas claras ou telas sensíveis ao toque.
Um avanço alcançado pela Universidade Estadual de Michigan, onde os cientistas produziram um painel solar totalmente transparente que se assemelha ao vidro normal, poderia, no entanto, suprir essa necessidade com um valor agregado imenso.
O painel solar totalmente transparente pode, por definição, não absorver a luz solar visível. No entanto, pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan usaram sais orgânicos que absorvem comprimentos de onda invisíveis específicos da luz, como a luz ultravioleta.
Esta luz é então transformada e o material do painel move-a para suas bordas, onde listras de células solares fotovoltaicas a convertem em eletricidade.
A eficiência dos painéis solares totalmente transparentes é atualmente de cerca de 1% com um potencial estimado de 5%.
Em comparação com a eficiência média de 15% para painéis solares convencionais, a eficiência de 5% e 7,2% para os painéis totalmente e parcialmente transparentes, respectivamente, ainda são bastante baixas.
No entanto, a eficiência do painel solar não significa tudo. Na prática, significa apenas que o painel menos eficiente precisa ser maior do que o mais eficiente para produzir a mesma quantidade de eletricidade.
Como os painéis solares transparentes podem ser integrados em janelas em edifícios, isso significa que a menor eficiência é super compensada pelas áreas potenciais de emprego.
Ainda há um longo caminho a percorrer até que se tornem uma realidade acessível, mas se as inovações introduzidas neste artigo podem ser dimensionadas e produzidas de forma mais barata.
Então o sonho aparentemente distante de um “futuro movido a energia solar” não está tão longe, pois além da própria tecnologia envolvida, há outras áreas onde os painéis podem ser aproveitados, o que hoje não acontece.
Muito bom Alexandre parabens. nao sabia que o futuro é painel transparente realmente fica mais elegante e suave .
Essa tecnologia já está sendo comercializada no Brasil ?
Sim, algumas. A mais popularmente difundida pelo Brasil é a do painel bifacial. O restante até é possível encontrar mais ainda em fase de protótipos por aqui.
Os painéis bifaciais são muito usados para complementar projetos arquitetônicos, como, por exemplo, estacionamentos, shoppings, fachadas de edifícios.