Eles usam calor disponível gratuitamente; calor de resíduos industriais ou calor solar. O THEAC-25 converte o calor diretamente em frio. A tecnologia é 100% limpa: sem refrigerantes, sem eletricidade, sem GWP e sem CO2, conheça o ar condicionado solar.
A alta demanda por condicionadores de ar agravará os problemas ambientais devido ao alto consumo de energia e produtos químicos tóxicos desses dispositivos. No entanto, há um protótipo que transforma energia térmica em uma onda acústica a fim de alcançar o resfriamento sem usar gases tóxicos ou eletricidade.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), seis bilhões de condicionadores de ar podem consumir até 37% da eletricidade mundial. O aumento da demanda na China e na Índia pela instalação maciça desse tipo de dispositivos os transformará em uma catástrofe ambiental no contexto atual das mudanças climáticas.
Há uma alternativa para fabricar um ar condicionado que não exija eletricidade para operar. Baseia-se nos princípios da termoacsótica e foi projetada na cidade de Enschedeen, nos Países Baixos.
A tecnologia, que a SoundEnergy apresentou na CES em Las Vegas, usa um processo semelhante ao de um motor Stirling, que foi conceituado pela primeira vez há 200 anos, no início do século XIX.
SoundEnergy é a empresa que apresentou um protótipo (THEAC-25) que pega energia térmica e a transforma em uma onda acústica. Em seguida, ele viaja através de um loop infinito pressurizado onde é amplificado, o que o torna mais forte.
Do ponto de vista da aplicação, é uma bomba de calor impulsionada pelo calor ou pelo calor solar, que requer a conexão de três circuitos externos à aplicação.
O equipamento fornece até 25 kW de energia de resfriamento durante o horário ensolarado. A saída fria pode chegar a -25 ° C.
Os sistemas tradicionais de ar condicionado utilizam fluidos químicos altamente prejudiciais ao meio ambiente. O único gás usado pelo THEAC-25 é o argônio. 0,94% da nossa atmosfera é composta por esse gás, por isso não afeta o aquecimento global.
É conduzido por um campo coletor de 120 m² de tubos de vácuo (do telhado) e pode ser usado em:
O THEAC-25 caberá em uma caixa de 4,5 m x 4,5 m x 0,6 m. Esta versão comercial será pré-montada em um quadro, que inclui todos os tubos internos e subsistemas, fornecendo ao cliente as três conexões para fornecimento de calor, dissipador de calor e frio.
Como funciona é bastante difícil de entender, na verdade apenas cerca de duas ou três dúzias de pessoas ao redor do mundo, todos especialistas em termoacoustics, realmente entendem esse processo.
O sistema é ideal para uso industrial, mas também pode ser usado para grandes comunidades habitacionais.
Grandes unidades custam cerca de US$ 50 mil. Para uso comercial e industrial, a empresa afirma que o retorno do investimento é de cerca de cinco anos.
Mas o que realmente encantador nesse processo, é o desafio, é a busca pelo novo, pelo desconhecido. Exatamente como aconteceu com a energia solar meio século atrás.
Mais informações: soundenergy.nl
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…
O verão traz dias quentes e ensolarados, mas também pode trazer contas de energia muito…
View Comments
Very interesting . I wish to receivemore information .
eu também sou um pesquisador já tenho ums desenhos inclusive para usar ó calor dó motor e refrigerar o carro sem sem aumentar ó consumo de combustível. onde eu posso comprar um sistema desse condicionador de ar.
Show, legal que é um pesquisador!
Não há ainda aqui pelo, são apenas experimentos de alguns cientistas de fora do país. A matéria tem mais caráter informativo.