O mercado de energia solar continuará a crescer ano após ano. A taxa anual de crescimento do mercado será de 24,2% entre 2016 e 2022.
No entanto, o mercado real de energia solar pode crescer ainda mais rápido se novos desenvolvimentos forem feitos que ainda não chegaram ao mercado.
Novos produtos que estão tornando os painéis solares mais seguros e eficientes. Uma delas pode ser que as janelas comecem a agir como painéis solares.
Quando você pensa em energia solar, você vê painéis escuros na beira da estrada ou nos telhados. Mas uma equipe de pesquisadores em engenharia química e ciência de materiais na Universidade Estadual de Michigan quer mudar a maneira como vemos através de painéis solares.
Liderada por Richard Lunt, vencedor da Cadeira Johansen Crosby em Engenharia Química de 2016 na Michigan State University, a equipe criou uma maneira única de transformar qualquer pedaço de vidro plano em um painel solar transparente.
Na verdade, qualquer janela, para-brisa de carro, ou mesmo a tela de um dispositivo móvel pode gerar energia solar em um futuro não muito distante.
Tecnologia transparente de concentração solar luminescente.
Agora, cientistas e pesquisadores estão experimentando diferentes maneiras de integrar a absorção solar em vidro, a fim de obter um maior retorno sobre o investimento.
Mas o vidro resultante sempre foi opaco ou pelo menos obscurecido, reduzindo sua viabilidade no mercado arquitetônico. O trabalho do Dr. Lunt e sua equipe levou ao primeiro vidro a gerar energia eficiente e transparente.
A tecnologia, apelidada de concentrador solar luminescente transparente (TLSC), é colocada em uma janela ou dispositivo de vidro semelhante, onde coleta energia do espectro ultravioleta e infravermelho.
Esses comprimentos de onda, que geram calor à medida que passam pelas janelas, são eliminados pelo TLSC. Isso não só converte comprimentos de onda produtores de calor em energia solar, mas também ajuda a manter os interiores confortáveis regulando a temperatura dentro dos edifícios.
A tecnologia TLSC é flexível e escalável, permitindo um grande número de aplicações, tanto no local quanto em casa.
Pode até ser usado no futuro para alimentar dispositivos móveis ou em arranha-céus que podem ser totalmente autônomos da rede elétrica comercial. Poderia até fornecer energia para a rede local. O objetivo é gerar energia sem painéis solares visíveis.
Mas o Dr. Lunt avisa rapidamente que a eficiência desejada da TLSC ainda não foi alcançada. A eficiência da TLSC está atualmente em torno de 1%, mas precisaria estar entre 5 e 7% para implantação comercial. Mesmo os coletores solares mais eficientes incorporados em vidro opaco alcançam uma eficiência de apenas 7%.
Janelas são a próxima geração de painéis solares.
Energia solar é nosso futuro. Pode ajudar a combater as mudanças climáticas, bem como resolver muitos dos problemas energéticos do mundo.
Infelizmente, você tem que lidar com algumas limitações, como questões de indisponibilidade e distribuição. A boa notícia é que há novas soluções.
Isso tornará a energia solar mais facilmente disponível. Provavelmente não consideramos usar janelas para energia solar no passado, mas eles podem em breve se tornar um dos avanços mais relevantes em energia solar do século 21.