Em setembro, uma equipe de cientistas da Universidade de Newcastle pegará a estrada em um Tesla fora da rede alimentado por 18 painéis solares impressos.
O projeto Charge Around Australia é uma jornada de 15.100 km ao redor da costa australiana demonstrando que a tecnologia solar impressa pode ser usada para gerar energia renovável para recarregar carros elétricos fora da rede, ao mesmo tempo, em que aumenta a conscientização sobre as mudanças climáticas.
Os painéis impressos, cada um com 18m de comprimento, utilizam uma tecnologia solar inovadora conhecida como fotovoltaica orgânica.
O professor Paul Dastoor e sua equipe do Centro de Eletrônica Orgânica da Universidade de Newcastle foram pioneiros no desenvolvimento de uma tinta solar à base de água que pode ser impressa em alta velocidade para fabricar grandes superfícies, usando técnicas de processamento rolo a rolo.
A equipe afirma que a tecnologia OPV, também conhecida como células plásticas, desempenhará um papel importante no futuro das energias renováveis.
Esses módulos solares impressos de baixo custo oferecem imenso potencial como uma alternativa leve e fácil de instalar aos painéis solares convencionais baseados em silício, que são pesados e incômodos.
Imagine um futuro onde a superfície de cada edifício ou meio de transporte, possa incorporar tecnologia solar impressa para gerar energia.
Paul Dastor
Dastoor disse que o projeto Charge Around Australia testaria os painéis não apenas quanto à resistência, mas por seu desempenho potencial para outras aplicações.
Na verdade, é uma plataforma de teste ideal para aprender a usar e alimentar a tecnologia em outros locais remotos, por exemplo, no espaço.
Paul Dastor
Durante a viagem, a equipe poderá aproveitar a energia solar gratuita do sol ao longo dos trechos selvagens onde não há estações de recarga para veículos. Os painéis podem ser desdobrados ao lado do Tesla para absorver a luz do sol quando ele precisar carregar.
Charge Around Australia , uma parceria entre a empresa britânica Charging Around Britain Ltd e o Centro de Eletrônica Orgânica da Universidade de Newcastle, visa demonstrar a capacidade dos painéis solares portáteis de funcionar com sucesso na jornada desafiadora e, consequentemente, ajudar a dissipar a “ansiedade de alcance” atualmente associada às viagens de longa distância em veículos elétricos.
No entanto, o objetivo mais amplo da equipe é levar o público a pensar sobre os benefícios da energia solar e seu impacto nas mudanças climáticas.
Nosso projeto é projetado para educar e apoiar indivíduos e organizações, incluindo escolas. Nosso objetivo é esclarecer o fato de que o futuro da geração de energia sustentável para transporte e nossas necessidades energéticas, em geral, será com novas tecnologias.
Expandir o acesso a fontes confiáveis de eletricidade por meio de energia sustentável de baixo custo, como a solar, pode reduzir a pobreza e a desigualdade. Limitar o uso de combustíveis fósseis pode conter as mudanças climáticas.
Paul Dastor
Em sua viagem pelo país, a equipe visitará escolas e comunidades remotas, rurais e regionais como parte de um tour STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Os alunos poderão interagir com cientistas pesquisadores, aprender sobre tecnologia e construir suas próprias células solares de plástico usando materiais não tóxicos e sem riscos.
Mais informações: chargearoundaustralia.com