Uma epidemia devastando milhões de famílias no mundo inteiro, todos os dias sem que ao menos nós tenhamos ideia do que se trata, saibam que os consumos fantasmas, mais conhecidos como energia dos vampiros.
A energia dos vampiros, que é basicamente o consumo de energia por aparelhos deixados ociosos ou em espera, é especialmente notória enquanto estamos fora ao trabalho ou em sono profundo.
De acordo com uma pesquisa recente realizada por alguns órgãos internacionais, bilhões de aparelhos são deixados em espera pelo mundo afora todos os dias, o que, se colocado em perspectiva.
Portanto, pode ser traduzido em economias potenciais de até R$ 300 por família por ano se estivesse simplesmente desligado.
Apesar de uma maior conscientização sobre os impactos negativos do uso excessivo de energia em todo o mundo, principalmente em relação aos impactos diretos da queima de combustíveis fosseis.
Boa parte da população mundial, ainda acredita que essas economias não valem o esforço de mudar seu comportamento energético em casa.
Fora isso, parece que não há interesse imediato, de que tais informações sejam divulgadas e estudadas mais afundo.
Faça um simples exercício em sua residência e veja, o que de fato estamos exercitando aqui, atente-se, não estamos do futuro inteligente e sim, já, da realidade existente.
Além disso, uma proporção crescente de famílias, também estão agora voltando suas atenções para converter suas casas tradicionais e de baixa tecnologia em casas conectadas, investindo em tecnologia doméstica inteligente.
Na verdade, prevê-se que até 2021, uma casa inteligente típica será equipada com uma média de 8,7 dispositivos. Surpreendentemente, os dispositivos inteligentes podem não ser inteligentes em termos de energia.
Dispositivos inteligentes têm sido encontrados para consumir consideravelmente mais energia em standby do que seus homólogos “mais burros”.
Por exemplo, uma Smart TV autônoma consome 10 vezes mais energia do que um aparelho de TV padrão.
Talvez a maior razão pela qual dispositivos como a Smart TV abrigam energia adicional, é devido aos recursos extras incorporados neles.
Ou seja, sua conectividade com a internet, que dependem de ter um modem ou roteador que nunca é desligado.
Isso cria uma cadeia de eventos, e consequente dependência um do outro, indo na contramão do Futuro Inteligente.
O “Futuro Inteligente” depende, de roteadores sem fio que podem custar à uma família média aproximadamente R$ 50 por ano se nunca desligado. Tornando-se um dos dispositivos “menos econômicos” para se ter em casa.
Atualmente, qual a casa que não tem pelo menos um roteador? E em muitos casos, pela péssima qualidade dos roteadores fornecidos por nossos operadores, nos “brindamos” a ter 2.
À medida que cada vez mais as famílias se conscientizam dos benefícios da IoT e começam a substituir os dispositivos atuais por produtos “conectados“, é importante que também façamos nossa lição de casa.
Entendamos completamente como esses dispositivos também podem afetar o consumo de energia de nossas casas.
Consequentemente, fazer nossa parte para garantir que nossas casas permaneçam eficientes e inteligente, em termos energéticos.
Outrossim, importante ponto, é investirmos em energias alternativas, sendo o foco do nosso tema principal.
Veja através dessa matéria (Energia Solar: Guia Definitivo), as possibilidades oferecidas pelo uso do sistema solar fotovoltaico.
Portanto, além de eficiente, seja também sustentável e economicamente independente, deixe os fantasmas longe de você.
Tenha a bala de prata disponível, instale uma solução de energia solar, o mais breve possível.
[rock-convert-pdf id=”492″]
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…
O verão traz dias quentes e ensolarados, mas também pode trazer contas de energia muito…