1 – Quanto custam os painéis solares de energia solar fotovoltaica?
2 – Quanto tempo duram os painéis solares de energia solar fotovoltaica?
3 – Posso fazer uma cotação pela internet, como faço com um celular, por exemplo?
4 – Qual é o melhor lugar para adquirir painéis solares?
5 – Meu telhado é adequado para energia solar?
6 – Orientação, sombreamento e condição do telhado para a instalação do sistema
7 – Se eu tiver painéis solares instalados como isso afetará meu telhado?
7.1 – Preciso reformar o telhado antes que os painéis solares sejam instalados?
7.2 – Como a energia solar afetará a estética do meu telhado?
8 – A energia solar não é cara? Quanto custam os painéis solares?
9 – Os preços vão cair rapidamente em um futuro próximo? É melhor esperar?
10 – Então, como posso economizar dinheiro com energia solar?
11 – E o valor da minha casa? A energia solar terá um efeito negativo ou positivo?
12 – Quais opções de financiamento estão disponíveis (Consorcio, Financiamento)?
13 – Devo esperar por uma tecnologia melhor?
14 – O sistema solar funciona em dias nublados? E os dias frios ou chuvosos?
15 – Quais são os painéis solares mais eficientes?
16 – Devo comprar painéis solares de fabricação nacional?
17 – Eu vou estar “fora da rede”?
19 – Preciso de baterias para guardar energia?
20 – Minha energia solar funcionará se a energia da rede acabar?
21 – Preciso de um sistema de backup de bateria para meus painéis solares?
22 – Por que eu iria querer um contato de um instalador solar?
23 – Como consigo uma cotação de uma solução solar?
24 – O que acontece se eu me mudar de local?
Esta é uma questão recorrente e pertinente sobre a energia solar, mas veja, é o mesmo que perguntar “quanto custa o carro”?
Portanto, seguindo essa analogia, poderíamos citar para como:
Existem inúmeros fatores que vão para o custo de uma produção solar para sua casa, incluindo o estado, município em que você vive, tamanho da sua conta de luz.
A direção que seu telhado esta é importante também (Leste, Oeste, Sul e Norte e suas derivações Noroeste, Nordeste, Sudeste, Sudoeste), e assim por diante.
Portanto, esta é uma das principais razões pela qual as calculadoras solares, disponíveis por ai pela internet e aplicativos de celular, têm valor relativamente limitado:
Cada fator adicional que é adicionado na calculadora pode mudar drasticamente sua precisão.
Em muitos casos, será muito mais eficaz contatar um instalador solar qualificado para revisar seus detalhes, e então chegar a uma estimativa mais assertiva.
Veja nosso post: Manutenção Limpeza e conservação de painéis solares?
Muitos potenciais clientes se perguntam sobre qual a “nova tecnologia solar”, entretanto a tecnologia “solar pura” foi desenvolvida durante a década de 1950, e tem sido consistentemente melhorada.
Como tudo que se tem notícia atualmente, comunicação (telefones, celulares, internet), computadores, etc.
Apenas como exemplo, e em números absolutos, atualmente um simples carregador USB moderno tem mais poder de processamento do que os computadores de orientação da Apollo 11.
Inicialmente, os painéis solares eram usados principalmente pela NASA, então os fundamentos são fortes o suficiente para suportar satélites e astronautas. Veja uma breve história da evolução da energia solar aqui.
Painéis solares como os que irão para o seu telhado são projetados, testados em laboratórios e na vida real para suportar chuva, neve, granizo, vento e, claro e especialmente o sol, aliás quanto mais melhor.
Para que você tome como parâmetro, os antecessores dos modernos painéis solares feitos na década de 1970 ainda estão produzindo energia. E provavelmente continuaram produzindo energia por um longo tempo.
Os painéis de hoje também se beneficiam de mais de 60 anos de desenvolvimento e melhoria constante, a necessidade do mundo, por energia não parará nunca.
Resumindo: Todos os painéis são garantidos para produzir energia por pelo menos 25 anos. Veja a impressionante historia da usina inaugurada no anos 70s.
A grande maioria dos instaladores e fornecedores, oferecerá uma garantia entre 1 e 3 anos sobre a mão-de-obra e os fabricantes entre 15 anos sobre produção de energia.
Existem de fato algumas maneiras de que um preço de algo pode ser dado através de uma ferramenta on-line.
No entanto, muitas vezes não são precisos porque raramente teremos duas casas, ambiente comerciais ou industrias, fielmente iguais.
Você pode responder 5, 10, 15 perguntas, com certeza algumas delas você estará apenas “chutando” ou até mesmo todas elas. Então a resposta que você recebe de volta vai ser na mesma medida “chutada”.
Empresas solares respeitáveis usam cálculos sofisticado, anos de experiência e levam em conta as complicadas estruturas de contas de luz, cálculos financeiros, etc.
Para lhe dar uma proposta personalizada que é especificamente adaptada à sua residência, comercio, indústria. Dada a devida complexidade, não seria mais simples você ter a opinião de um especialista?
Recomendamos falar com alguns instaladores para garantir que você entenda suas opções, como também a deles.
Todas as boas companhias solares terão tempo para responder suas perguntas.
Você pode se surpreender ao saber que alguns estados – não especialmente conhecidos pela quantidade de sol que recebem.
Pois têm as melhores taxas de retorno para painéis solares devido à presença de incentivos locais.
Os painéis solares não funcionam necessariamente melhor em áreas mais solares (painéis mais quentes podem ser menos eficientes, veja matéria sobre alguns tipos de painéis solares).
Os maiores fatores para determinar o retorno de um sistema solar, além do custo da eletricidade em seu estado (cada estado do Brasil tem uma forma de calculo diferente).
Entre eles os custos de instalação, como também a quantidade de radiação solar, o que pode tornar a energia solar mais acessível.
Por volta de 60% dos telhados são adequados para energia solar. Se o seu telhado não for adequado, você ainda pode ser capaz de instalar em outro lugar em sua propriedade, ou até mesmo em outra localidade, caso a possua.
Além, e, em último caso, alguma adaptação dos suportes dos painéis no telhado. Veja que até em aviões é possível fazer a instalação dos painéis.
Existem muitas variáveis para determinar se um telhado é adequado para um sistema solar, mas as três principais são: orientação, sombreamento e condição do telhado.
Orientação: seu telhado deve estar voltado para Norte, Oeste ou Leste. Para o sul não é possível, pois a geração seria extremamente prejudicada e de fato inviável.
Sombreamento: os painéis solares precisam de luz solar direta para o melhor desempenho, mas alguma sombra durante as partes do dia, pode ser aceitável, e em alguns casos contornável, com seguidores solares ou a simples instalação de mais placas.
Veja abaixo que esse sombreamento compromete o sistema e a melhor eficiência do sistema.
Estrutura do telhado: As condições podem ser difíceis de avaliar, mas de um modo geral se o seu telhado está em boas condições e sua casa tem menos de 30 anos você provavelmente terá condições de instalar o sistema.
Portanto não é um sistema “pesado e complexo”, que requer mudanças significativas.
De um modo geral, você precisará de aproximadamente 15-50 metros quadrados de espaço no telhado e estar voltado para a direção mais próxima ao norte, receber boa luz solar e está em boas condições.
Telhados mais complexos podem exigir um design/projeto mais personalizado.
Contudo a tecnologia atual de micro inversor deve permitir um design e instalação bem-sucedidos e ao mesmo simples.
Um instalador qualificado será capaz de ajudá-lo com as especificidades disso. Confira nosso futuro post sobre o tema: como a posição do telhado afeta a eficiência da energia solar.
Os equipamentos e as técnicas atuais de montagem solar não devem causar danos ou riscos ao seu telhado do que qualquer outro duto de ventilação ou calhas, por exemplo.
Você pode perguntar aos instaladores locais: “qual é o seu método de impermeabilização de quaisquer penetrações que você faz?”
Dependendo do seu telhado, sequer há furos no telhado, apenas um leve afastamento e colocação de simples suporte entre telhas para fixação do trilho e posterior painéis.
Para telhas no padrão Basilit ®, dependendo do caso, o próprio parafuso de fixação do telhado é usado para fixação.
Exemplificando, apenas trocando-o por uma parafuso maior e mais resistente (em nosso caso, aço inox).
Lajes tem um sistema similar, ao de fixação de antenas, ou qualquer outro tipo de material que é fixado na laje.
Veja abaixo, há uma variedade imensa de suportes disponíveis no mercado. Com certeza haverá um que se encaixe perfeitamente no seu telhado.
Quando você instala um sistema solar, ele adiciona um pouco de equipamento e peso ao telhado: todos os trilhos para os painéis, fiação, disjuntores, etc.
Isso significa que qualquer projeto de telhado deve ser checado antes que os painéis sejam instalados, se possível. Geralmente não é necessário qualquer mudança.
Ter painéis solares instalados aumenta o valor da sua casa, economiza dinheiro e dá uma aparência moderna à sua casa.
Você pode encontrar mais informações aqui, ou nessa outra matéria.
O efeito da instalação no telhado é mínimo e, quando instalados, os painéis não criam ruído algum, nem mesmo em condições de vento forte.
Além da cor azul tradicional, há a possibilidade de escolher painéis pretos para quem deseja um visual tecnológico atraente e ainda por cima maximizar a eficiência.
Além disso, caminhamos para soluções ainda mais atraentes, como os fantásticos painéis solares transparentes e semitransparentes, e já bastante comuns os flexíveis.
Em uma única e simples palavra: NÃO.
A energia solar está rapidamente se tornando a principal tecnologia usada no mundo, e nos últimos 7 anos ou mais, os preços dos painéis solares caíram por volta de 70%!
O maior benefício da energia solar é que você pode bloquear, esquecer literalmente que existe uma provedora /concessionária de energia elétrica. Esqueça a ENEL, Elektro, CPFL, Equatorial, AES Eletropaulo, EDP Bandeirante, Grupo Rede, entre tantas outras.
As mesmas que inundam os noticiários ano após ano com noticiais negativas, aumentos, bandeiras tarifárias, crises, políticas e atualmente pandemia, apenas como justificativa para aumentos e etc.
Anos de energia previsível e acessível (afinal a energia do sol é livre, e acredite ainda vai existir por aproximadamente 5.000.000.000 anos), e o maior obstáculo tem sido o “equipamento caro”.
Portanto, com a queda dos preços, processos de licenciamento e instalação mais eficientes, além de inovações no financiamento – a energia solar está mais acessível do que nunca.
Embora seja provável que os preços continuem a cair, mais de forma mais lenta, um impacto muito maior no preço final que você paga são os incentivos.
O maior e mais efetivo incentivo está disponível, a liberdade, o não pagamento de contas, a não preocupação ou seja a Independência Energética.
Além disso, a compra de uma casa pela primeira vez pode ser avassaladora, sem mencionar as dificuldades que você enfrentou para chegar ao ponto em que pode comprar sua primeira casa, veja como a energia solar pode auxiliá-lo nesse processo.
Chegamos a uma pergunta pertinente! A principal economia da instalação de energia solar é substituir sua conta de luz cara e volátil por uma nova fonte de energia mais estável, mais barata e para sempre.
Sua conta de energia está subindo a cada ano (e às vezes injustamente!), e a maioria das estimativas calculam que sua conta será 2 a 3x mais cara em 20 anos.
(Veja aqui “Covid-19 e possível TARIFAÇO na conta de Luz” um desses simples aumentos).
Então, quando você instala a energia solar, você está se inscrevendo para uma energia mais barata, sustentável, moderna por pelo menos 25 anos.
Você é elegível para receber incentivos do próprio sol para ajudar a reduzir o custo inicial e, em seguida, a energia solar desfaz a maior parte de sua conta de luz.
Este é conhecido como “Crédito de energia elétrica”. Você recebe um crédito pela energia produzida a partir da energia solar durante o dia.
Você basicamente, deposita aquilo que não consumiu, para depois usar.
Então, à noite, em dias chuvosos, quando estamos usando a maior parte da eletricidade, que vem da rede, você estará usando, a energia que foi “depositada” durante o dia.
Os créditos de energia geralmente têm validade de 60 meses.
Esta é uma grande pergunta, e definitivamente uma preocupação para a maioria dos proprietários que fazem a escolha pela energia solar. Há dois lados nesta questão:
Assim, em termos simples, o sistema solar aumenta o valor e a liquidez da sua casa e caso seja sua intenção você pode a reduzir o tempo para vender sua casa.
Há varias opções hoje disponíveis para aquisição do seu sistema solar, desde o já conhecido financiamento bancário.
Um pouco mais acessível e barato atualmente, como o próprio consorcio, que é uma modalidade que vem crescendo muito e tem suas vantagens.
Em linhas gerais o consorcio se beneficia por ter taxas muito mais atraentes, mas em contrapartida você não terá o “bem” até que termine o consorcio.
Nossa dica é se organize bem, e use as possibilidades de lance por exemplo.
O payback (retorno do investimento), é muito vantajoso e leva em média de 3 a 4 anos, claro que tudo isso depende de qual e de como o equipamento será instalado.
Lembre-se de avaliar bem, qual a modalidade você vai seguir, mas de um modo geral, qualquer uma delas é vantajosa. Desde a perspectiva, do que você vai possuir quando finalizar os pagamentos.
Veja nossa FAQ, na página principal e esclareça um pouco mais suas dúvidas.
É sempre bom pensar em uma tecnologia de “bala de prata“, ou melhoria maciça a curto prazo.
A tecnologia solar é realmente bastante estabelecida (e chata), por isso mudanças maciças no curto prazo são improváveis.
As melhorias de custo e eficiência são incrementais, e fazem principalmente com pequenos ganhos de eficiência e melhorias na fabricação.
Afinal, há muitos cientistas em Física, Química, Engenharia e Design Industrial trabalhando nisso o tempo todo!
Adicione a isso – sua tecnologia tem que resistir ao teste do tempo, então qualquer nova tecnologia ‘revolucionária’ terá que ser comprovada antes que você queira arriscar.
Os painéis solares já são tecnologia revolucionária que é “melhor tecnologia”.
Os painéis solares requerem radiação solar para produzir energia, no entanto, com nuvens leves ou intermitentes, seu sistema continuará a produzir energia.
Se houver nuvens muito escuras e densas, seu sistema ainda pode produzir energia, pouco mais ainda sim produzirá.
A energia solar tem sido maciçamente adotada na Alemanha (e veja que não é um pais ensolarado por natureza, duvidamos que seja um destino pra aproveitar o sol, praias e etc).
Também estados americanos como Nova York e Massachusetts (até mais do que a Flórida!).
A energia solar funciona muito bem quando há dias frios e ensolarados. Claro, há próximo de uma hora a menos de luz solar no inverno.
O inverno em contrapartida, pode ser ótimo para produzir energia solar. Há alguns motivos interessantes para esse fenômeno aqui.
Todos os painéis solares que serão oferecidos a você funcionam essencialmente da mesma maneira: todos eles convertem os raios solares diretamente em energia DC.
Os painéis solares fazem consistentemente pequenas melhorias na eficiência, mas o maior benefício da tecnologia solar é que ela é testada e comprovada, continuará produzindo energia por pelo menos 25 anos.
Existem quatro categorias principais de painéis solares fotovoltaicos (ou módulos):
Confira nossa matéria sobre a eficiência dos painéis atualmente aqui.
Esta é uma grande e relevante questão e tema. A energia solar, como muitas das indústrias, tornou-se uma indústria verdadeiramente global.
Como muitas outras indústrias manufatureiras, a China tomou uma “liderança geral” em termos de volume de produtos fabricados, e consequentemente o custo de fabricação.
Dê uma olhada no seu telefone celular, seu computador, seus eletrodomésticos, etc. Então, embora nós apoiemos o crescimento da economia nacional tanto quanto qualquer um.
É difícil dizer ou nos posicionar de que você deve comprar painéis solares feitos aqui no Brasil.
Em termos de criação de emprego, desenvolvimento sócio econômico, instalar energia solar e ajudar sua nação a instalarem a energia solar, criará muito mais empregos diretos e indiretos por aqui – então essa é uma excelente notícia!
Depois há a complicação de como os painéis solares são feitos e a compreensão das corporações globais.
Existem empresas “brasileiras”, com sede no Brasil que fabricam na Ásia. Há empresas alemãs que fabricam nos Brasil, o mundo é bem mais complexo nessa questão.
Você pode ter certeza de que sua decisão terá um impacto positivo no crescimento do emprego no Brasil!
Além disso, você vai se beneficiar financeiramente, criar um sistema de energia mais limpo, seguro e mais robusto para todo o país… e a lista continua!
Aquela imagem da cabana na floresta ou naqueles condomínios luxuosos com um painel solar! Isto é o que a maioria das pessoas pensam quando pensam em instalar um sistema solar.
Você provavelmente estará instalando o que é chamado de sistema solar “conectado à rede“, então não, você não estará “fora da rede“.
Isso significa que você continuará a extrair energia das linhas de energia à noite, mas durante o dia você usará sua energia solar, e possivelmente injetando energia na rede.
Você receberá um crédito pelo que você produz que compensa o custo de compra de eletricidade à noite. Isso é chamado de credito na rede.
A medição líquida é um dos conceitos mais importantes de economizar dinheiro com painéis solares. O conceito básico é que seu medidor de energia olha para a “produção/consumo líquido total“.
Assim, você receberá um crédito por toda a energia que você produz a partir de seus painéis solares que você não usa.
Pense durante o dia, os painéis solares estão fazendo eletricidade, mas ninguém está em casa (e as luzes estão apagadas, certo?)).
Então à noite, quando todos estiverem em casa, as luzes estiverem acesas, a tv estiver ligada, o chuveiro ligado etc. você será cobrado pela energia que usa.
Porém, você recebe um crédito durante o dia, e você usa esse crédito para compensar o poder que você compra à noite.
Esse é o básico: cobrado pela energia que você usa – crédito pela energia que você produz = valor total que você possui.
E esse processo contábil é chamado de “medição líquida”.
Definitivamente NÃO, você não vai precisar de baterias para armazenamento.
No entanto, à medida que o preço das baterias cai, e seus benefícios são melhor compreendidos. As baterias provavelmente se tornarão uma tecnologia mais acessível em um futuro.
Com o desenvolvimento de micro inversores híbridos, os sistemas abriram um leque de opções incrível.
Portanto, instale o sistema de energia solar agora, e adicione essa possibilidade mais adiante!
Ressalva: se você mora em uma área com apagões frequentes ou ter energia é fundamental.
Você pode falar com o instalador local sobre sistemas de backup de bateria.
As baterias adicionam um custo significativo em materiais, instalação e, finalmente, manutenção, então você vai querer ter certeza sobre suas opções.
Infelizmente NÃO, seu sistema solar desligará para proteger as equipes de manutenção que podem estar trabalhando para corrigir o problema.
Se a energia acabar regularmente em sua área, você pode discutir opções com o instalador solar.
Existem maneiras de adicionar baterias e produtos específicos que podem ajudá-lo a ter pelo menos alguma energia básica durante quedas de energia.
Resposta curta: provavelmente NÃO.
A maioria das soluções solares são ligadas à rede, o que significa que elas não têm baterias e simplesmente alimentam energia dentro e fora da rede.
Há grandes vantagens de custo e manutenção para não ter que lidar com baterias.
Veja nosso artigo que contém algumas explicações sobre isso aqui: como funciona o solar ligado à rede.
Só há uma maneira de saber se a energia solar vai funcionar para você: obter uma estimativa de um profissional.
A razão foi descrita aqui nesse artigo, é que cada sistema é único, e os custos de instalação dependem da sua localização geográfica, sombra do telhado, entre outros fatores.
Somos completamente abertos a oferecer opções a todos, e nosso objetivo é conseguir pelo menos alguns pontos de vistas diferentes para avaliar.
Portanto, assim que você tiver propostas, você pode decidir qual é a certa para você.
Sentimos que os painéis solares serão o próximo “eletrodoméstico“: em algum momento não muito distante, nos perguntaremos, como vivemos sem eles.
À medida que a energia solar se torna mais barata do que a eletricidade tradicional no Brasil e em outras partes do mundo, essa tendência só se tornará mais óbvia.
Será um imenso prazer, poder ajuda-lo nessa odisseia!
Nos contate via WhatsUp no botão no canto direito inferior, pelo e-mail contato@imperiosolar.com.br ou ainda pelo formulário e vamos começar.
Excelente pergunta, como sabemos os painéis solares duram em média pelo menos 25 anos. Então há uma boa chance de nos mudarmos durante os próximos 25 anos!
Claro que cada mercado será um pouco diferente, muito mais maduro e evoluído provavelmente, mas uma resposta simplista:
Se você possui sua casa, é bem simples:
Veja que empresas como a Google ou Microsoft tem investido pesadamente em tecnologias de geração de energia.
A Google acaba de ajustar seus datacenters pelo mundo, para que passem a consumir menos energia provenientes de fontes não sustentáveis.
A Microsoft tem datacenters no fundo do mar, com intuito de maximizar, a troca de temperatura.
Tudo caminha a favor, de fontes sustentáveis, e não simplesmente tirando o carbono do solo e o colocando na atmosfera.
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…
O verão traz dias quentes e ensolarados, mas também pode trazer contas de energia muito…
View Comments
Alexandre parabéns cada vez se superando mais material fantástico. Me chamou a atenção: painel sim será um eletrodoméstico, alemanha utiliza muitos painéis e o Brasil tem muito mais potencial, e sim uma casa com painel além da brutal economia de luz também fica mais moderna