Dentre as diversas aplicações dos painéis fotovoltaicos está a sua utilização na geração de energia solar para irrigação agrícola.
Tal como nas instalações domésticas e comerciais, aqui a tecnologia também se apresenta como uma solução econômica e sustentável para substituir outras fontes de energia.
Utilizando apenas a luz solar como combustível, as placas podem fornecer toda a eletricidade necessária para alimentar os sistemas de irrigação, independentemente do tipo ou tamanho.
Não é de surpreender que o número de sistemas fotovoltaicos instalados em áreas rurais esteja crescendo a cada dia em todo o mundo.
Hoje falamos sobre como funciona a tecnologia solar e que tipos de sistemas existem para sistemas de irrigação. Você também aprenderá quais equipamentos são necessários em cada um deles.
Um sistema de energia solar para irrigação funciona por painéis fotovoltaicos.
Como já sabemos, um painel solar usa apenas a luz solar para gerar energia elétrica.
Essa transformação da luz em energia ocorre dentro de cada uma das células fotovoltaicas que compõem a placa.
Cada modelo de painel solar possui uma determinada potência de geração que, por si só, não é suficiente para alimentar um sistema de irrigação.
Portanto, é necessário calcular o número de painéis que serão necessários com base no consumo de cada projeto de irrigação.
Quando estão juntos e conectados, formam o que chamamos de kit fotovoltaico.
Portanto, se as placas funcionarem a partir da luz solar, sua geração dependerá da quantidade de luz solar disponível.
Em dias nublados, a geração do painel será menor, enquanto à noite é zero. Existem dois tipos principais de sistemas de energia solar para uso em campo que diferem na forma como lidam com essa intermitência.
Sistemas que funcionam conectados à rede elétrica da distribuidora.
Dessa forma, quando a geração do painel é menor, o restante da energia necessária é extraído da rede elétrica.
Quando a geração dos painéis é maior que a energia consumida naquele momento, o excedente é enviado para a rede elétrica.
Dependendo do país onde você reside, a eletricidade que você despeja na rede será convertida em dinheiro ou um desconto na sua conta de eletricidade.
Nas zonas rurais localizadas em locais com acesso à rede elétrica, este é o tipo de instalação mais recomendado.
Como o nome sugere, são sistemas que NÃO estão conectados à rede elétrica.
Existem três subtipos de sistemas isolados:
Um sistema solar para irrigação não utiliza apenas painéis fotovoltaicos. Outros equipamentos são necessários para utilizar a energia elétrica gerada pelos painéis.
Um sistema fotovoltaico deve ter:
Quando falamos de sistemas de irrigação solar, a principal vantagem que devemos mencionar é a redução de custos.
No caso de projetos em áreas isoladas da rede elétrica comercial, os kits fotovoltaicos se mostram uma opção muito mais barata que os geradores a diesel.
Há também muito a ganhar em termos de sustentabilidade, eficiência e nossa eterna batalha para fazer do mundo um melhor lugar para se viver. Matéria interessante, de como a energia solar nos leva nessa direção.
A vida útil de um painel solar é de 25 anos, anos em que gera energia gratuita através da luz solar, enquanto os geradores a diesel sempre precisam de combustível.
A energia solar também é uma opção melhor do que usar a energia da rede.
Além do alto preço da energia, sua inflação constante torna mais caro a cada ano consumir a mesma quantidade de energia.
Com o sistema fotovoltaico você fica livre desses aumentos de preços e impostos, pois garante sua energia através da luz solar, gratuita e disponível em grande abundância em todo o mundo.
Deve ser lembrado também que o sistema pode ser projetado para alimentar outras atividades no campo, aumentando ainda mais a economia que podemos obter.
Outra vantagem é que a eletricidade que geramos e consumimos é 100% limpa.
Ao contrário dos geradores a diesel, os painéis solares não emitem gases poluentes (CO2) ou qualquer outro tipo de poluentes para o meio ambiente.
Portanto, investir em um sistema de irrigação movido a energia solar está resolvendo dois problemas ao mesmo tempo: reduzir os custos de energia elétrica e contribuir para um meio ambiente mais sustentável.
O projeto fotovoltaico deve ser pensado exclusivamente para cada caso.
Portanto, para saber o custo do sistema ideal para o seu caso, você deve solicitar um orçamento de uma empresa especializada em energia solar.
É recomendável que você entre em contato com duas empresas diferentes para poder comparar os orçamentos e decidir a que melhor se adapta às suas necessidades.
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…
O verão traz dias quentes e ensolarados, mas também pode trazer contas de energia muito…
View Comments
ACHEI BASTANTE INTERESSANTE AS INFORMAÇÕES. GOSTARIA TAMBÉM QUE NESTE MESMO LINK PUDÉSSEMOS TER ALGUMAS SUGESTÕES DE EMPRESAS FORNECEDORAS DE EQUIPAMENTOS. PREFERENCIALMENTE EM BELO HORIZONTE.
PRETENDO INSTALAR EM UMA ÁREA DE 5 HA NO INTERIOR DE MINAS.
Olá Valdemar,
Legal que tenha gostado. Sobre o link, você está sugerindo que tivéssemos algumas sugestões de empresas que fornecem tais equipamentos, correto?
Você está procurando especificamente por soluções para irrigação?
Grato.