Pular para o conteúdo

Fiação elétrica mal feita, aumento de consumo de energia; entenda.

Efeito Joule - aumento no consumo de energia

O que todos deveriam saber, mas por falta de informação ou mesmo descaso, não entendem. Mas de fato, a Fiação elétrica mal feita contribui e muito para o aumento de consumo de energia.

Além é claro de outros problemas, principalmente relacionado a segurança, incêndios, choques, curtos são os mais comuns. É comum observar nos noticiários, incêndios causados por curto-circuito.

Na maioria esmagadora das vezes é ocasionada, por uma exposição dos condutores elétricos, uns com os outros ou diretamente em alguma carcaça, gerando assim uma fonte de calor, e consequente chama.

Em consequência, o aumento no consumo de energia, pode ser apenas um indicativo de algo começa a funcionar de forma não satisfatória.

Mas vamos lá, o que é o efeito Joule?

PERDAS POR EFEITO DE “JOULE”

A energia elétrica debitada pelo contador, é em parte consumida pelo equipamento para realização de trabalho útil. Contudo, outra parte é desperdiçada sob a forma de calor.

Isto pode advir de fatores como:

  • Secção dos cabos inadequada;
  • Comprimento exagerado;
  • Apertos inadequados;
  • Curvas bruscas (dobras);
  • Ausência de aterramento;
  • Organização mal feita de cabo (que pode gerar efeitos adversos- indutivo/capacitivo);
  • etc.

Geralmente, esses problemas são muito comuns no Brasil, principalmente em residências, por diversos que sejam os motivos, mas podemos elencar a falta de conhecimento, como uma das principais delas.

Não obstante, também há a questão financeira/econômica, que por muitas vezes é colocada a frente de quesitos, como segurança, longevidade, etc.

Idealmente, isso nunca deveria ocorrer, mas estamos diante de um mundo de “eficiências”, e parece que eficiência está ligada, de alguma forma, a custos mais baixos.

Uma forma de avaliar estes efeitos pode ser com o recurso a termografia.

Câmera termográfica.

Câmera termográfica

Efeitos adversos.

Caso o efeito seja indesejável em um projeto, de maneira prática, a princípio esforços podem ser feitos para reduzi-lo.

É particularmente relevante, de componentes de sistemas elétricos, condutores em eletrônica, aquecedores elétricos, linhas de energia e fusíveis.

Considere, que o aquecimento dessas estruturas pode fazer com que elas se degenerem ou até derretam. Portanto, para evitar o superaquecimento dos componentes e dispositivos, os engenheiros podem incorporar o resfriamento por convecção no projeto.

Conclusão.

Portanto, um adequado dimensionamento dos cabos, pode oferecer uma economia a médio e longo prazo. Além de proteger obviamente de eventuais riscos, como derretimento, incêndios e outras graves consequências.

Temos certeza de que a economia atual, não faz sentido algum, pelo contrário pode colocar comprometer sua segurança, além de diversos impactos financeiros durante o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest