Embora alguns anos atrás parecesse impossível, as energias não poluentes estão ganhando espaço. O compromisso da União Europeia com as energias renováveis é lento, mas seguro, a Espanha inaugurou ou planeja inaugurar vários parques que fornecerão energia eólica e solar nos últimos anos.
Mas a transição para as energias renováveis não passa apenas pela abertura e compromisso do governo. Com o aquecimento global, usuários e consumidores buscam participar da revolução ambiental.
Isso parece ser indicado pela melhoria dos veículos ecológicos e híbridos, o aumento dos números de reciclagem e, o mais importante de tudo, a introdução do autoconsumo de energia.
Quando falamos de autoconsumo de energia, referimo-nos à capacidade dos agregados familiares de gerar a energia que eles próprios consomem.
Este compromisso pode levar não só a grandes economias ambientais para o planeta, saturado de energias poluentes, mas também economias econômicas para as famílias e o fim dos aumentos e da eletricidade mais cara.
Em nosso país, garantir o autoconsumo de energia com rapidez e segurança é simples. A energia solar e fotovoltaica é fácil de obter, gera energia limpa e garante, no caso da Espanha, a disponibilidade de energia praticamente todos os dias do ano.
Uma vez tomada a decisão de apostar na energia solar, o consumidor deve considerar os preços e optar por um instalador de confiança. A partir daí, a casa ou comunidade começará a produzir energia de forma limpa.
A energia solar é produzida por painéis solares que as empresas dedicam à sua instalação em locais que recebem luz solar ao longo do dia. Como consequência, os melhores locais para instalações são telhados ou locais elevados.
Quando o instalador verificar o local onde a estrutura será colocada, os painéis solares serão instalados. Esses painéis transformarão a energia solar obtida através da recepção em energia elétrica para a casa.
No entanto, e como a energia produzida pelas placas é em corrente contínua, o instalador utilizará um pequeno dispositivo ou inversor para transformar a corrente contínua em corrente alternada. Desta forma, a energia obtida será adequada para todos os dispositivos da nossa casa.
Dependendo das características da casa e da sua extensão, a empresa selecionada para instalar os painéis fará um estudo no qual comparará as diferentes opções.
É muito provável que os trabalhos de manutenção sejam incluídos no orçamento que preparam, uma vez que os painéis solares requerem equipamentos que garantam o seu correto funcionamento.
Por isso, a aposta neste tipo de energia pode significar, a curto prazo, um grande desembolso. No entanto, é importante ter em mente que os painéis solares podem durar muito mais do que 30 anos se forem cuidados adequadamente.
A isto junta-se a poupança econômica a longo prazo, uma vez que os consumidores que apostarem nos painéis solares não serão afetados por aumentos de eletricidade ou outros aumentos econômicos relacionados com a energia poluente. Isto é, comum entre a comunidade de vizinhos. Desta forma, todos os inquilinos beneficiarão dos mesmos painéis solares.
Elon Musk tem se mostrado firme em suas convicções sobre o futuro da humanidade. Ele…
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…