Embora o uso de energia solar para a geração de eletricidade e para a obtenção de água quente não seja algo novo, o que é inovador é a possibilidade de dar dois usos para uma única instalação, conheça o painel solar hibrido.
Essa é precisamente a diferença e a vantagem proporcionada pelo painel solar híbrido, que combinará quando entrar no mercado dois conceitos conhecidos, mas separadamente: eletricidade gerada com painéis fotovoltaicos e coletores térmicos para aquecer água. Veja aqui a diferença entre os dois sistemas.
A ideia de unir os dois universos e dar forma a um único sistema que permita aproveitar a energia fotovoltaica e térmica, parte de Luis López, promotor do Painel Solar Híbrido.
Embora ainda não tenha chegado ao mercado, nem a fase de produção em escala comercial, sua proposta chamou a atenção e já possui a patente para moldar esse sistema.
No momento, os resultados dos testes realizados com protótipos confirmam que ele funciona.
Mas o que exatamente esse painel híbrido oferecerá? Bem, um dois em um. Um único sistema adequado para uso residencial e comercial, que favorecerá o duplo uso da energia solar capturada, como a eletricidade, no caso dos painéis solares, e como resposta à aclimatação da água, através dos coletores térmicos.
Para isso, o mecanismo criado incorpora células fotovoltaicas que estão localizadas em um sistema para absorção de calor formando um único módulo.
Além da fiação usual para qualquer painel, este sistema tem uma área através da qual o calor é dado saída que será usado para aquecer a água.
Um circuito hidráulico e um tanque termo-isolado competem com o design para que este uso duplo possa ser dado.
Isso não reduz a capacidade de produção de eletricidade, uma vez que as células fotovoltaicas deste painel de 2×1 não só funcionam como qualquer outra, mas o fazem com melhor desempenho.
Isso porque o aspecto térmico desta unidade evita o excesso de temperatura que tanto e tão negativamente impacta o desempenho dos painéis solares antes de sua exposição ao sol. Incrível não?!
O promotor dessa ideia aponta para uma melhoria de até 15% no desempenho dos painéis fotovoltaicos graças à transferência de calor que ocorre com esse sistema que, por essa mesma razão, amplia a vida útil da instalação.
As vantagens continuam. O mais óbvio: a redução pela metade do espaço necessária para dar a energia capturada do sol que ambos utilizam, passando de dois equipamentos para um com capacidade de obter simultaneamente energia elétrica e energia térmica.
A redução dos custos de produção e instalação somam-se aos pontos fortes deste sistema.
Além disso, o painel solar híbrido será adequado para uso doméstico e também para maior escala, com possibilidade de produção de calor para usos industriais, sanitários, piscinas, etc.
Por outro lado, o promotor dessa ideia considera que optar por essa tecnologia em usinas ou em pomares solares também é recomendado para resfriar os sistemas e garantir que eles funcionem em plena capacidade.
Umas das possíveis aplicações seria o aquecimento de piscinas, veja um pouco sobre aqui:
Como no Brasil, o clima tropical predomina praticamente em grande parte do território, as piscinas se tornaram uma adição popular a muitas residências.
Manter a temperatura da água da piscina agradável durante todo o ano pode ser um desafio, considerando principalmente os altos custos da energia elétrica, falamos um pouco dessa evolução “insana” dos preços da energia aqui.
No entanto, uma solução ecologicamente correta e economicamente vantajosa está se tornando cada vez mais popular: o aquecimento de piscinas com energia solar. São muitas as vantagens dessa tecnologia e como ela pode transformar a sua experiência de ter uma agradável piscina o ano todo.
Um dos principais atrativos da energia solar para o aquecimento de piscinas é talvez a mais obvia, sua pegada ambiental mínima. O Brasil é literalmente abençoado com uma imensa quantidade de luz solar ao longo do ano, o que torna essa opção particularmente eficaz. Optando pela energia solar, os proprietários dessas piscinas reduzem significativamente sua dependência de fontes de energia não renováveis, como eletricidade ou gás.
Embora o investimento inicial para a instalação de um sistema de aquecimento solar possa parecer grande ou quase impraticável, a economia a longo prazo é impressionante. A energia solar é gratuita, e os proprietários de piscinas podem desfrutar de água aquecida sem incorrer em despesas mensais elevadas.
Os sistemas de aquecimento solar para piscinas são notáveis pela sua simplicidade e baixíssima manutenção. Após a instalação inicial, exigem pouca ou quase nenhuma atenção. Veja o impressionante benefício aqui.
Com a água da piscina aquecida pelo sol, a piscina se torna ainda mais atraente. Você pode aproveitar sua piscina por um período muito maior durante o ano. Proporcionando mais diversão e entretenimento para você e sua família. Novamente veja como a sua independência financeira pode alavancar sua vida para sempre.
Investir em um sistema de aquecimento solar pode aumentar o valor da sua propriedade, tornando a comercialização de sua casa mais fácil e lucrativa no futuro. Falamos um pouco sobre esse tema aqui.
O uso de energia solar para o aquecimento de piscinas no Brasil é uma escolha inteligente para quem busca sustentabilidade, economia a longo prazo e conveniência. Além disso, o investimento em um sistema de aquecimento solar valoriza sua propriedade e proporciona uma experiência de piscina mais agradável. Portanto, considere aproveitar o sol abundante do Brasil para tornar sua piscina uma atração durante o ano todo.
Tem o mesmo fundamento do aquecimento para a piscina, porém caso sua residência, comercio, industria não tenha sido projetada para tanto, pode ocasionar um pouco mais de trabalho. Será necessário uma readequação para suportar os novos encanamentos de água quente.
Geralmente são usados tubos de cobre, ou “CPVC” os famosos a Aquatherm® — ambos precisaram de obras. Talvez o caminho mais sensato é usar de fato os aquecedores a energia elétrica, soluções que geralmente são muito mais flexíveis e viáveis para instalações menores. Leve em conta, que você já tem a energia elétrica gerada pelos painéis solares.
Um pouco sobre essa tecnologia no vídeo abaixo:
Fonte: panelsolarhibrido.es
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…
O verão traz dias quentes e ensolarados, mas também pode trazer contas de energia muito…
View Comments
Tenho problema de espaço para as placas solares pois a placa da piscina e do boyler ocupam muito espaço . Como funciona esse sistema híbrido ? Da para tocar a piscina o boyler e ter energia caso positivo tem a venda ?
Olá Danilo,
Quando escrevemos a matéria, haviam sim algumas opções no mercado, mas de modo geral acabaram descontinuadas. O grande ponto aí é a dificuldade em adaptação, no geral as placas mudam muito de formato e tamanho, deixando a tarefa de aquecer um pouco complicada. Geralmente tratamos como mundos separados, o aquecimento e a geração de energia. Se preferir nos contate por WhatsApp que damos uma avaliada melhor no seu caso, com algumas sugestões e sem qualquer compromisso.