A integração da energia solar na arquitetura agora tem mais uma solução no mercado. Esta é uma novo piso fotovoltaico.
Desde painéis solares “invisíveis” que se tornam obras de arte, até telhas fotovoltaicas que imitam telhas tradicionais, a empresa italiana Invent continua trabalhando em criações que combinam estética e alta tecnologia.
Um casamento cada vez mais fundamental para o biPV: a construção de um setor fotovoltaico integrado.
Pesquisas europeias recentes estimaram que a energia fotovoltaica integrada tem potencial para produzir mais de 50% da demanda atual por eletricidade no Velho Continente, oferecendo vantagens tanto nas frentes econômicas quanto puramente visuais.
A enorme variedade de cores, texturas e formatos disponíveis hoje permite que os módulos incorporem de forma flexível na arquitetura urbana em perfeita combinação estética com paisagem.
Segundo os cientistas, autores do estudo, dependendo do tipo de construção, do sistema e do método de instalação, é possível alcançar uma faixa de até 87% para edifícios reformados com energia solar.
Como funciona o piso fotovoltaico floor?
O piso, o sistema de piso fotovoltaico desenvolvido pela Invent com tecnologia própria, se encaixa perfeitamente nessa busca contínua por beleza e funcionalidade.
O piso é um sistema de piso flutuante, ou seja, é instalado em uma posição elevada em relação à superfície a ser coberta, composta de placas fotovoltaicas nas quais você pode andar.
O vidro que os cobre é temperado com um processo especial que o torna antiderrapante e capaz de suportar um peso de 200 kg por metro quadrado (mas a empresa já está trabalhando em uma versão com maior capacidade).
No coração de cada telha há 24 células solares, para uma potência de 100/120 W, dependendo da cor.
Seu design permite mais modularidade e criatividade na fase de montagem dos painéis e um excelente resultado estético.
As unidades de 70 × 103 cm cada, podem ser compostas à vontade e instaladas facilmente usando um suporte mecânico ajustável, que as tira do solo a uma altura entre 3,5 e 5 cm.
As conexões elétricas estão alojadas no espaço entre o piso e as telhas, tornando os componentes facilmente acessíveis para inspeção, manutenção e intervenção.
E potencialmente reduzir os custos de instalação, limpeza e manutenção em comparação com sistemas clássicos de telhados.
Durante a instalação, eles se conectam a um sistema de otimização que melhora o desempenho do painel em caso de sombreamento, modulando sua produtividade com base na exposição.
Esse desenvolvimento tecnológico, acrescenta a empresa, permite que as telhas iluminadas mantenham o desempenho em 100%, enquanto as da zona de sombra produzirão menos energia.
Assim que acenderem novamente, a produção de energia será otimizada até chegar a 100% novamente.
Piso® da Invent transforma assim solos inertes em sistemas ativos e sustentáveis.
Adequado para uso ao ar livre tanto em contextos privados – residenciais e corporativos – quanto em locais públicos como shoppings ou praças, o sistema de pavimento não esquece o cuidado com a estética.
A Invent desenvolveu seis acabamentos diferentes, que podem ser misturados e combinados à vontade para criar desenhos monocromáticos ou criar efeitos gráficos e padrões personalizáveis.
Ele incorpora um sistema de iluminação LED que é inserido nos perfis de instalação para iluminar o piso.
A solução permitirá que você aprecie o sistema mesmo à noite, dando funcionalidade e beleza adicionais a este piso fotovoltaico.
Mais informações: www.inventsrl.it
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…
O verão traz dias quentes e ensolarados, mas também pode trazer contas de energia muito…