Receber a conta de energia não é a coisa mais emocionante do mês, mas se você acabou de instalar um novo sistema solar, você certamente vai esperar por ele com curiosidade. Quanto você economizou? Como ele se compara às suas faturas anteriores?
Enquanto a maioria dos recém-chegados à energia solar verá um impacto favorável em seu primeiro projeto, outros podem ficar surpresos ou desapontados.
Você deve estar se perguntando “porque minha conta de energia ainda esta alta após adquirir energia solar?”
Neste post, vamos analisar às três razões mais comuns pelas quais sua conta de energia permanece alta mesmo após colocar painéis solares em seu telhado, e nossas principais dicas para resolvê-los.
Você merece tirar o máximo proveito do seu investimento e essas dicas devem ajudá-lo a maximizar seu potencial de economia.
Razão 1: você usa a maior parte da eletricidade à noite.
Se você trabalhar durante o dia, você provavelmente descobrirá que seus aparelhos e outros aparelhos elétricos funcionam mais depois do expediente quando o sol não está brilhando (o seu sistema de energia solar não está gerando eletricidade).
Do forno e lava-louças à máquina de lavar e TV, toda essa eletricidade pode ser muito importante! Adicione a isso ao fato de você usá-los durante os horários de pico, geralmente a noite quando você não tem energia sendo produzida pelo seu sistema, ou seja, não fazendo uso do autoconsumo. Sendo assim, você tem a receita perfeita para uma conta de luz muito alta.
A realidade é que se você usar a maior parte da eletricidade à noite, a maioria de sua energia solar será exportada para a rede, deixando você exposto aos melindres das concessionárias e governos, pois de modo geral, você “aparece” para eles, através da injeção de energia na rede. A coisa mais rentável é sempre o autoconsumo.
Solução 1: adapte seu consumo com seu sistema solar.
Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas tente planejar-se com antecedência para você poder sincronizar suas rotinas domésticas com seu sistema solar.
O mais importante a se lembrar é que os painéis solares não geram eletricidade quando o sol se põe. Isso significa que, na ausência de uma bateria solar, a eletricidade que você usa à noite virá da rede, não do seu sistema solar.
Você tem que reajustar seu uso de energia para consumir mais eletricidade durante o dia. Mas como? Bem, tudo se resume a dois fatores-chave: mudar seus hábitos de consumo e (seus novos melhores amigos) os temporizadores.
Algumas maneiras simples de alterar a carga:
Primeiramente no verão, coloque o ar condicionado com um temporizador para resfriar a casa antes de chegar.
Visto que a casa está fria e você quer que o ar continue circulando, você pode mudar para métodos de resfriamento que consomem menos eletricidade, como ventiladores.
Assim como no verão, faça o mesmo no inverno com o aquecimento. Agende o aquecimento para aquecer durante o dia antes de chegar em casa.
Use os temporizadores juntamente as soluções acima, em sua máquina de lavar louça, lavadora e secadora para mantê-los funcionando durante o dia.
Contudo, se não quiser usar temporizadores, deixe os processos que consomem muita eletricidade (como lavar e enxugar roupas) para o fim de semana, quando você está em casa durante o dia.
Vale o mesmo para a piscina, instale um temporizador na bomba e o filtro para fazê-los funcionar durante o dia.
Por fim, se o aquecimento de água quente for elétrica, tome banho pela manhã ao invés de à noite.
Solução 2: instale uma bateria solar.
A outra solução mais eficaz (embora mais cara e complexa) seria instalar um sistema de armazenamento doméstico. Isso permitirá que você mais do que dobre seu autoconhecido elétrico, permitindo que você use energia solar autogerida à noite ou em dias nublados.
A intenção aqui é mostrar soluções, independentes de quais são.
Razão 2: você consome mais eletricidade do que antes.
Alguns novos clientes solares adotam uma mentalidade errada quando se trata de seu consumo de eletricidade; eles pensam que ter energia solar significa que eles podem de repente usar toda a eletricidade que quiserem, quando quiserem, e não ter que pagar mais por isso.
Este não é o caso. A energia solar pode compensar o uso de energia diurna em sua casa, mas se você aumentar o consumo de eletricidade e assumir que a energia solar vai compensar tudo, você provavelmente terá uma surpresa desagradável em sua próxima conta.
Solução: Estude seus hábitos de consumo e mude a carga quando possível.
Primeiramente, verifique se esse é o problema. Obtenha uma cópia de duas contas de luz: uma de antes de instalar energia solar e outra de depois.
Compare os níveis de consumo de energia de pico e fora do pico entre as duas contas e veja se há alguma mudança. Se você está consumindo mais energia neste ciclo, é provável ser a razão para o aumento das contas.
Se você está consumindo mais energia, a chave é mudar seus hábitos de consumo. Mude a carga quando puder e esteja atento a evitar fazer algo como ligar o aquecimento durante todo o dia e noite, a menos que seja absolutamente necessário.
Se você quer ter informações em tempo real sobre o seu consumo de eletricidade e detectar realmente as oportunidades de economizar dinheiro, considere instalar um medidor inteligente.
Em outras palavras, ele fornece uma representação gráfica do seu consumo de energia ao longo do dia e permite que você ajuste seus padrões de uso para uma melhor eficiência.
Razão 3: algo está errado com o seu sistema.
E se você já estiver usando a maioria de sua energia durante os horários de pico e praticando hábitos de consumo inteligente, mas suas contas continuam mais altas do que o esperado?
Se este for o caso, é provável que seus painéis solares não estejam funcionando corretamente por uma razão ou outra. Algumas das possíveis razões são:
- Não foi dimensionado corretamente para atender às suas necessidades diárias de eletricidade.
- Não é apropriado para sua localização ou não está instalado para maximizar seu potencial.
- Seu sistema está defeituoso.
Solução: Investigar e corrigir.
Existem maneiras de calcular se seu sistema solar está produzindo a energia esperada com base em seu tamanho, localização e época do ano.
Primordialmente, a maioria dos inversores solares deve ser capaz de dizer qual foi a sua produção diária média por kW nos últimos 12 meses, o que você pode comparar com a média diária do seu estado. Sua média deve estar pelo menos dentro de 90% da média.
Nesse sentido, se você tem seu sistema há menos de 12 meses, você pode calculá-lo com base em sua média mensal. Nos contate que podemos ajudá-lo com isso.
Estimar a produção de energia de instalações solares conectadas à rede em um determinado mês, com base em sua localização.
Os dados de entrada podem parecer um pouco complicados à primeira vista, mas cada campo tem um ícone de informação adicional que explica seu significado.
Claro, você pode pular esta etapa e chamar a empresa que vendeu o sistema. Lembre-se que seus painéis devem ser cobertos por uma garantia de pelo menos 10 anos.
Do saber, vem o ter.
A energia solar é, sem dúvida, uma maneira fantástica de reduzir a dependência da rede elétrica e cortar as contas de luz.
Se você não está vendo o retorno do investimento que você esperava, as chances são de que você não está “aproveitando enquanto o sol está brilhando”.
Com painéis, você só terá economias reais se estiver ciente de seus padrões de consumo de energia e usar a maioria da eletricidade durante o dia.
Se você instalar uma bateria solar e tiver um sistema grande o suficiente, você pode cobrir a maioria (se não todos) do seu consumo de energia durante o dia e noite com eletricidade autogerida.
Vale a pena, frisar, soluções nessa linha são geralmente muito mais custosas e atualmente não tem valido a pena.
Um integrador de energia solar confiável e respeitável fornecerá uma ideia realista das economias que você pode esperar em suas circunstâncias particulares.