Pular para o conteúdo

Primeiro “Bairro Solar” da Espanha será lançado em Zaragoza

Primeiro Bairro Solar da Espanha será lançado em Zaragoza

O Bairro Solar oferecerá aos vizinhos e ao comércio local energia 100% renovável, prestando atenção especial às famílias mais vulneráveis.

A EDP e a ECODES, juntamente com a Câmara Municipal de Zaragoza, assinaram um acordo para desenvolver a primeira instalação de autoconstrução coletiva na Espanha que facilitará o compartilhamento de energia renovável e solidária.

Será através de um conceito inovador de geração distribuída de energia: o “Bairro Solar”.  Essa experiência de inovação social se estenderá então a outras cidades e cidades da Espanha.

O primeiro projeto do Bairro Solar em Zaragoza envolverá o investimento de 200.000 euros e a implantação de uma instalação fotovoltaica no telhado de um prédio municipal para oferecer aos vizinhos e o comércio de proximidade mais barato e energia renovável.

Barrio Solar en Zaragoza

A instalação terá cerca de 300 painéis solares com uma potência instalada de 100 KWp, o suficiente para produzir 150.000 quilowatts-hora por ano. O distrito solar economizará a emissão na atmosfera de quase 40.000 quilos de CO2 por ano, um gás de efeito estufa.

O distrito solar tem um impacto positivo na qualidade do ar semelhante ao de 3.000 novas árvores.

A experiência começará no verão com a previsão de ter a planta funcionando no outono. Os vizinhos poderão aderir ao Seu Bairro Solar sem ter que fazer nenhum investimento ou instalação prévia em suas casas e desde que estejam a menos de 500 metros do prédio municipal onde estarão as placas.

O serviço estará disponível tanto para o comerciante EDP quanto para outras empresas contratando um serviço com mensalidade, mais vantajoso do que ter que fazer um investimento inicial.

A participação no Bairro Solar economizará 30% na conta de luz para cerca de 150-200 casas e pequenas empresas.

Dessas famílias, 10% serão famílias vulneráveis, que estarão isentas de pagar sua mensalidade. Trata-se, portanto, de uma experiência coletiva e também de apoio, uma vez que parte da energia gerada pelo distrito solar servirá para reduzir as contas de energia dessas famílias com menos recursos.

Via espana.edp.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest