Com o aumento imparável da fatura da energia elétrica num país que, aliás, é aquele em que as empresas de energia elétrica são mais pagas por este conceito em toda a Europa, quem não pensa em mudar para a energia solar?
Se você está nele, mas ainda não tem certeza, respondemos algumas das dúvidas básicas sobre os painéis solares fotovoltaicos, a alternativa por excelência para os proprietários que desejam mudar para energia limpa.
Líder em popularidade entre os diferentes tipos de painéis solares existentes, o fotovoltaico o que faz é captar a energia do sol para, após sua conversão em corrente alternada, utilizá-la para abastecer a casa.
Geralmente feitos de silício, os painéis solares são um elemento essencial para qualquer instalação que busque reduzir o consumo de energia da rede ou até mesmo suprir totalmente as necessidades elétricas de uma residência.
Você pode se perguntar como um simples prato pode acabar carregando seu celular graças à luz solar. O fato é fascinante e tem um potencial tão imenso que os especialistas calculam que o planeta recebe até 10.000 vezes mais energia solar em determinado momento do que o necessário para o consumo humano.
Se isso é possível, é graças ao efeito fotovoltaico. Muito esquematicamente, isso se refere a como a luz do sol acaba se tornando corrente nessas placas. Isso ocorre depois que suas partículas (os fótons) chegam até eles e liberam elétrons que, ao circularem pelo condutor do sistema, geralmente o silício, geram a corrente.
Além disso, os avanços tecnológicos vêm criando a cada dia módulos mais eficientes, alguns exemplos, que podemos tomar como base é o uso ainda mais intensivo nas tecnologias espaciais, a estação espacial é quase que em sua totalidade movida a energia solar.
Grandes e ambiciosos projetos de exploração de nosso sistema solar, além de outras explorações são baseados em tecnologia de conversão solar, como, por exemplo, a ZEUS (Rebocador espacial), que você pode encontrar informação aqui.
Aqui você pode saber mais sobre o processo.
Uma das dúvidas bastante comuns sobre painéis fotovoltaicos, para além do desejo de um investimento inicial e, como verá mais adiante, de uma boa análise da oferta e das necessidades específicas de cada instalação, são necessários mais componentes. Sem eles, o painel será simplesmente inútil.
Se há algo que não pode faltar em nenhum kit solar, além das placas, será o inversor, que passará a corrente contínua para a corrente alternada e, com isso, adequado para uso doméstico.
As baterias serão outro elemento a considerar para quem deseja se desconectar da rede sem abrir mão do fornecimento à noite ou em dias nublados. Essa é outra das dúvidas bastante comum sobre painéis fotovoltaicos.
De resto, uma vez que você coloque seus painéis na área mais adequada para isso, a manutenção será simples. Tudo o que você precisa fazer para aproveitar ao máximo é limpá-los de tempos em tempos para garantir que nada interfira na captura de energia.
Por outro lado, será necessário examinar o sistema periodicamente para descartar qualquer defeito ou rachadura que possa estar comprometendo o fornecimento.
Começando pelo final, as alternativas para adquirir um painel fotovoltaico são imensas. Agora, o escolhido dependerá tanto do preço da instalação quanto do que ela dará de si mesma.
Um exemplo deste último. Você mora em uma área que não é muito generosa em horas de sol? Nesse caso, você provavelmente terá que descartar as opções mais baratas, e optar por painéis de alta eficiência, antirreflexo e até mesmo com mecanismos de rastreamento solar.
Em qualquer caso, você terá que considerar que escolher e fazê-lo bem será um passo inevitável, quer você opte por painéis policristalinos ou monocristalinos, ou por outras opções, como painéis de camada fina.
Outro aspecto que não deve ser negligenciado, e sobre o qual você pode pedir conselhos de especialistas para não falhar, é o tamanho da sua instalação.
Um erro neste momento pode significar que o kit solar doméstico não chega para cobrir as necessidades mais básicas. Por isso, é fundamental analisar minuciosamente o consumo diário, a exposição solar da casa e, novamente, quanto pode ser investido no tipo de painel.
Somam-se a isso, é claro, as vantagens desses sistemas para aprofundar um modelo de energia sustentável, em oposição ao recurso à energia nuclear e aos combustíveis fósseis, que ainda hoje são dominantes.
Há diversos outras matérias em nosso site, abordando os mais diversos aspectos dos equipamentos, instalações, garantias, eficiências, etc. Veja ao lado em nosso histórico. Esperamos que goste do conteúdo, após as leituras você já será praticamente um especialista. 😉
Apesar disso, especialistas garantem que a transição energética pode estar 100% concluída e até se tornar um modelo mais lucrativo até 2050.
Há também diversas matérias em nosso blog, que podem norteá-lo em direção a sua independência energética.
Com a possibilidade do retorno do horário de verão em 2024, surge a dúvida: a…
A energia solar está transformando a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Ela…
Integradores de energia solar enfrentam desafios significativos ao tentar convencer inquilinos a adotar sistemas fotovoltaicos…
As férias são um momento perfeito para relaxar e recarregar as energias. Mas isso não…
A energia solar é uma alternativa energética segura, limpa, renovável, disponível em abundância e praticamente…
O verão traz dias quentes e ensolarados, mas também pode trazer contas de energia muito…