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Scania testa um caminhão-reboque plug-in coberto com painéis solares

Scania Solar

Enquanto outros grandes fabricantes de caminhões voltam sua atenção para células de combustível e eletricidade com baterias grandes, a Scania está experimentando a possibilidade de caminhões híbridos plugáveis movidos a energia solar.

Como a parte “híbrida” deixa claro, os painéis solares não serão capazes de fornecer 100% de toda a energia que o caminhão precisa, nem sequer seria sua principal fonte, mas a Scania acredita que seu reboque com painéis solares será capaz de fornecer economia de combustível entre 5 e 20%,dependendo de onde e quando você estiver na estrada.

A última vez que vimos um veículo coberto de painéis solares como o reboque da Scania, foi simplesmente um protótipo: o motorhome solar Dethleffs e.home  2017.

Scania espera que seu design possa saltar além do estágio de design e entregar desempenho mensurável no mundo real. Ele cobre um trailer de 18 metros com 140 metros quadrados de painéis solares no telhado e nas laterais. A empresa sueca de navegação Ernst Express ligará o trailer a um trator híbrido plug-in Scania e o usará para operações diárias para testar sua eficácia.

De acordo com a Scania, estimativas de pré-teste mostram que o reboque solar pode oferecer economia de combustível entre 5 e 10% durante as operações suecas entre a primavera e o outono. Ele admite que o inverno sueco não produz luz solar suficiente para viabilizar a carga solar, mas imagina que o sistema também pode ser usado em lugares mais solares. Se usada no sul da Espanha, por exemplo, a instalação poderia dobrar seus benefícios para a economia de combustível, diz a empresa.

A Scania espera que o trailer gere até 14.000 kWh por ano quando estiver operando na Suécia. Sua colaboração com Ernst testará se o reboque pode efetivamente gerar energia suficiente para devolvê-lo à rede quando as baterias estiverem cheias e o caminhão estacionado.

A Scania e a Ernst Express trabalharam juntas anteriormente no projeto de rodovia elétrica da Suécia para 2016. As duas empresas são adicionadas ao projeto atual da  empresa de painéis solares Midsummer, do fornecedor de energia Dalakraft e da Universidade de Uppsala. O financiamento vem da agência sueca de inovação do governo Vinnova.

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