Pular para o conteúdo

Por que os painéis solares se degradam?

A degradação do painel solar refere-se a quando um painel solar perde sua potência ao longo do tempo.

A degradação do painel solar refere-se a quando um painel solar perde sua potência ao longo do tempo.

Geralmente, esse período é medido em relação à vida útil dos produtos. Embora a degradação do painel solar não seja ideal, um painel solar de boa qualidade terá baixas taxas de degradação que não afetarão muito o desempenho do seu sistema.

Em média, um painel solar de qualidade sofrerá uma taxa de degradação de 0,5 a 3% a cada ano ao longo de sua vida útil.

Degradação do painel solar e suas causas

A degradação do painel solar é causada por fatores externos inevitáveis, como exposição aos raios UV e mudanças climáticas. Assim, a degradação é completamente normal e é esperado que ocorra.

Quando os painéis solares se degradam, suas saídas de energia são reduzidas. As taxas de degradação diferem, no entanto, a maioria dos painéis de qualidade ainda carrega até 90% de sua eficiência de saída após 20 a 25 anos.

A taxa de degradação dos painéis solares é contabilizada na garantia de desempenho dos produtos.

A degradação do painel solar é causada por fatores externos inevitáveis, como exposição aos raios UV e mudanças climáticas. Assim, a degradação é completamente normal e é esperado que ocorra.

Existem três tipos principais de degradação do painel solar:

Degradação induzida pela luz (TIL) – A LID ocorre quando o painel solar é exposto pela primeira vez à radiação solar e, como resposta, a fotocondutividade do painel é reduzida.

Esse é considerado um estágio de “ajuste” para o painel, também chamado de “degradação inicial“, e ocorre nas primeiras 1000 horas de operação. A eficiência dos painéis nesta fase é reduzida em 1-3% em média e estabilizará após isso.

Degradação induzida por potencial (PID) – esse tipo de degradação nem sempre ocorre; no entanto, se ocorrer, poderá reduzir o desempenho dos painéis em 30%.

O PID ocorre quando diferentes componentes em um sistema estão em tensões diferentes, por exemplo, a célula solar e a estrutura do painel, causando uma interrupção nas tensões.

Essa variação causa vazamentos de tensão e reduz subsequentemente a potência de saída dos painéis.

Degradação relacionada ao envelhecimento – Naturalmente, os módulos solares são expostos a fatores externos, o que torna a degradação inevitável. A degradação antienvelhecimento é o desgaste natural dos painéis solares.

Os fatores que podem causar isso incluem reações químicas em materiais semicondutores que podem causar endurecimento cristalino, contaminação das células, efeitos de sombreamento e ciclos climáticos.

Outro fator que pode acelerar a taxa de degradação é a qualidade dos materiais utilizados na fabricação dos painéis.

Degradação relacionada ao envelhecimento - Naturalmente, os módulos solares são expostos a fatores externos, o que torna a degradação inevitável. A degradação antienvelhecimento é o desgaste natural dos painéis solares.

Para manter os preços baixos, alguns fabricantes reduzem o alumínio usado, o que torna as armações mais finas, tornando-as mais vulneráveis ​​à degradação.

Isso ilustra por que a escolha de um painel solar barato pode aumentar o risco de falha do produto, custando mais a longo prazo.

Manutenção de painéis solares

Um dos muitos benefícios dos painéis solares são os baixos requisitos de manutenção.

Geralmente, a única manutenção que você precisa fazer é ocasionalmente limpar seus painéis solares.

Frequentemente, a chuva natural é suficiente para mantê-las limpas; no entanto, se estiverem empoeiradas, pode ser necessário limpá-las com mais cuidado.

Escolhendo um painel solar de alta qualidade

À medida que a tecnologia melhora, a taxa de degradação dos painéis diminui. A Imperio Solar, junto com sua principal fornecedora “Genyx” trabalha com painéis solares Canadian e CSUN, marcas mundialmente conhecidas.

Oferecendo um dos mais altos níveis de eficiência e menores taxas de degradação disponíveis no mercado.

Medindo apenas 0,25% de degradação por ano, os painéis solares manterão uma produção de 92% no final de sua vida útil prevista de 25 anos.

Os painéis Canadian foram projetados de maneira eficaz para minimizar a degradação causada pela exposição ambiental e suportar o estresse causado pelas oscilações diárias da temperatura.

Os painéis usam um design inovador de células shingled, proporcionando maior resistência e desempenho.

A degradação do painel solar é uma ocorrência natural, no entanto, a seleção de um painel solar de alta qualidade será sua melhor solução.

Veja nosso Blog, para poder ingressar e entender um pouco mais desse mundo incrível, que é a energia solar.

Basta entrar em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo. Sempre oferecemos, sem qualquer compromisso, uma apresentação, no estilo Vídeo Conferencia para todos nossos clientes, de tudo o que há no mundo da energia solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest