Pular para o conteúdo

Energia solar, é uma solução para as mudanças climáticas?

Aquecimento Global Energia Solar

Todos sabemos que as temperaturas globais estão subindo. Apesar disso, no entanto, as soluções ainda parecem estar se movendo em um ritmo lento e inconstante. A energia solar seria ou faria parte de uma das solução para as mudanças climáticas?

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em 2018 ainda tínhamos até 2030 para reduzir nossas emissões de carbono em 45% e impedir que as temperaturas globais subissem acima de 1,5 ° C.

No entanto, os planos podem ter que mudar e precisamos mudar, Rápido.

O planeta pode ser “fatalmente ferido por negligência” até 2020. Recentemente, cientistas climáticos pelo mundo todo apoiaram a alegação.

Os 12 anos que nos foram dados para impedir que a crise global do aquecimento piorasse foram reduzidos para apenas 17 meses.

O prazo para reduzir nossas emissões de carbono é agora o final de 2020 e, se não conseguirmos realizar algo significativo até aquele momento, os níveis de sobrevivência da Terra diminuirão consideravelmente.

Aumento das emissões de carbono

Aumento das emissões de carbono

Como se o prazo de 2020 para reduzir as emissões de carbono não fosse suficiente para desencadear uma ação imediata, a National Geographic relata que os níveis de dióxido de carbono estão agora em um nível recorde.

O dióxido de carbono é um dos muitos gases de efeito estufa destinados a manter o clima da Terra habitável.

No entanto, os gases de efeito estufa estão desequilibrados há algum tempo e podem alterar as taxas de sobrevivência no planeta e acentuar as mudanças climáticas

O dióxido de carbono é o gás de efeito estufa mais perigoso e predominante na Terra.

Em maio deste ano, os níveis de CO2 atingiram um recorde de 414,8 ppm (partes por milhão), de acordo com o Scripps Institution of Oceanography, na Califórnia.

O aumento das emissões de CO2 é principalmente devido às atividades humanas – como a queima de combustíveis fósseis.

Consequentemente os níveis de carbono estão desequilibrados, os sistemas climáticos da Terra estão passando por mudanças, comumente chamadas de mudanças climáticas.

As mudanças climáticas não incluem apenas o aumento da temperatura média e que precisa ser tratada, mas todo um conjunto de outros impactos ambientais, como as condições da população da vida selvagem e ocorrências climáticas extremas.

O que estamos fazendo até agora?

O que estamos fazendo até agora?

No dia 23 de setembro, a ONU realizará uma cúpula climática especial em Nova York. No entanto, esta cúpula, como declarado pelo Secretário Geral da ONU Antonio Guterres, deve ser realizada por países que têm planos concretos para melhorar seus planos nacionais de corte de carbono.

Isso será seguido pela Conferência de Mudança Climática da ONU, ou a COP25 no Chile, em dezembro. Até o final de 2020, a COP26 será realizada no Reino Unido para desafiar ainda mais os países a combater as mudanças climáticas.

Vamos conversar sobre a Energia Solar

No Brasil, o governo não dá a devida atenção ao assunto, há até algum esforço, mas são muito brandas, limitando-se a alguma redução do já inacreditável, impostos de importação. a energia solar pode ser um dos principais impulsionadores para a desaceleração do processo de aquecimento.

Os benefícios do uso de energia solar têm sido praticados repetidamente por um longo tempo e com um objetivo.

Utilizá-lo para gerar energia pode reduzir bastante as emissões de CO2, diminuindo a demanda por combustíveis fósseis.

Isso minimizará as emissões de gases de efeito estufa e poderá reduzir nossa pegada de carbono.

Por exemplo, uma típica família brasileira com um tamanho de sistema de 6,6 kW geraria 11.046 kWh de energia limpa a cada ano e reduziria a emissão de 9,5 toneladas de emissões nocivas de CO2; portanto, o equivalente a plantar 35 árvores.

Outras maneiras de aumentar sua contribuição ao carbono 0

Outras maneiras de aumentar sua contribuição ao carbono 0

De várias maneiras, todos nós podemos ajudar a reduzir nossas emissões de carbono para garantir a sustentabilidade do planeta.

A mudança deve começar por nós mesmos. Enquanto o governo e as organizações globais estão tomando medidas maiores para salvar o clima.

Adotando pequenos hábitos diários em casa pode fazer uma grande diferença.

Uma das maneiras mais simples de reduzir as emissões de carbono é viver com os 3Rs – reduzir, reutilizar e reciclar.

O gerenciamento adequado de resíduos pode fazer uma grande diferença e a reciclagem de materiais não biodegradáveis, em vez de jogá-los fora (como plásticos), pode ajudar a reduzir nosso impacto no planeta.

Outra maneira de ajudar a reduzir os níveis de carbono é usar o transporte público em vez de carros ou, pelo menos, minimizar o uso de carros.

Mas, como opção, adotar o uso de energia renovável, especificamente a energia solar pode ser uma grande ajuda para reduzir nossa pegada de carbono e contribuir para a redução das mudanças climáticas.

A queima de combustíveis fósseis é apontada como uma das principais fontes de emissão de carbono; portanto, não houve melhor momento para considerar o uso de energia solar em residências.

A hora é AGORA

Nunca é cedo, nem tarde para instalar um sistema solar em sua casa. Agora é a hora de aproveitar, os benefícios da energia solar.

Nunca é cedo, nem tarde para instalar um sistema solar em sua casa. Agora é a hora de aproveitar, os benefícios da energia solar.

Veja nosso guia e se aprofunde mais nesse assunto, temos certeza de que no futuro, tudo jogará ao seu favor.

Estamos aqui para atendê-lo em qualquer que seja sua dúvida, não deixe de nos contatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest