Na Coreia do Sul, há uma ciclovia solar para bicicletas que protege os ciclistas do sol enquanto gera energia solar. A ciclovia percorre 32 quilômetros entre Daejeon e Sejong.
Ciclistas entram e saem da pista através de túneis subterrâneos. Uma vez na estrada, eles são protegidos por barreiras laterais de três faixas de tráfego em cada lado. Embora isso não permita belas vistas da beira da estrada, oferece proteção solar e painéis solares fornecem eletricidade suficiente para alimentar as luzes ao longo da estrada, bem como estações de carregamento para veículos elétricos.
Esta não é a primeira ciclovia solar que vemos. A SolaRoad, nos Países Baixos, custou US$ 3,7 milhões por 70 metros de painéis solares no solo. Ciclistas circulam em cima dos painéis em vez de debaixo deles – um design que tem muitos críticos.
Este é o melhor lugar para uma ciclovia?
Quando a história sobre a ciclovia da Coreia do Sul foi publicada no Reddit, a discussão rapidamente se concentrou em por que não há ciclovias semelhantes nos Estados Unidos. Mas vários comentários indicaram que dirigir na estrada não é a coisa certa a se fazer.
Alguns sugeriram que as laterais da estrada seriam um lugar melhor para uma pista solar, enquanto outros sugeriram que em qualquer lugar, mas não perto de todos esses carros seria uma opção melhor.
“Estaé literalmente a pior localização possível de uma ciclovia”,disse Engelberto. Desfrute do barulho ensurdecedor e respire na poluição.
As ciclovias são bastante falsas em todos os tipos de usos. Eles podem ser construídos em quase qualquer outro lugar e ser realmente atraentes para uso.
E se essa ideia se aplicar às rodovias? Aqui falamos sobre isso, cobrindo rodovias com painéis solares.