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Até 2025, todos os carros novos na Noruega serão zero emissões

Ola Elvestuen, membro do Parlamento norueguês, bem como presidente do Comitê Permanente de Energia e Meio Ambiente, disse na conferência EV Roadmap 8 (2015) que seu país está comprometido em reduzir suas emissões de carbono e está perseguindo uma variedade de políticas para fazer exatamente isso.

O discurso de abertura de Elvenstuen foi um silêncio inspirador, expondo metodicamente os dados e os passos necessários para reduzir as emissões de carbono que a Noruega estabeleceu.

Carro elétrico carregando
Carro elétrico carregando

Sua apresentação, “Políticas EV na Noruega: Transformando o Mercado de Energia Renovável“, destacou o papel fundamental dos carros elétricos na redução das emissões de carbono no transporte.

A Noruega pode ser única em sua capacidade de tirar proveito de carros elétricos; o país já gera 97% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, em grande parte hidrelétricas. Em outras palavras, ele já tem uma pegada muito, muito baixa.

Para reduzir as emissões em 40% dos níveis de 1990 em apenas 15 anos, grande parte da redução tem que vir do transporte – que representa um terço das emissões totais da Noruega.

Oslo (lar de 1,4 milhão dos 5,1 milhões de cidadãos da Noruega) pretende se tornar “um exemplo para o mundo” na redução das emissões de gases de efeito estufa do transporte.

Caminhar, andar de bicicleta e transporte público são a primeira coisa, é claro, disse Elvestuen. Mas veículos particulares são um fato, e eles devem fazer a sua parte.

Os objetivos que foram definidos são simples:

  • Todos os veículos municipais serão elétricos em 2015.
  • Todo o transporte público estará livre de combustíveis fósseis em 2020.
  • Todos os táxis serão zero emissões até 2022.
  • Cerca de 100% dos carros novos vendidos estarão livres de emissões até 2025.

Para viabilizar essa transformação, os carros elétricos receberam grandes incentivos. Além de ter vantagens fiscais.

Eles também têm estacionamento público gratuito; pedágios em estradas, pontes e túneis são livres; o transporte de balsa é gratuito; e o custo público é gratuito. Carros elétricos também podem viajar nas faixas restritas para o ônibus.

E está funcionando. A Noruega já tem o maior percentual de carros elétricos per capita, quase um em cada cinco carros novos vendidos na Noruega é elétrico. As vendas de carros elétricos dobram a cada três anos.

Com esse tipo de impulso, disse Elvestuen, o país pode ver um futuro em que suas metas sejam cumpridas – e, de fato, a pegada de carbono do transporte na Noruega pode ser radicalmente reduzida.

À medida que o número de carros elétricos cresce, os incentivos diminuirão gradualmente.

Enquanto isso, os ônibus elétricos estão sendo lançados, e a lendária indústria marítima do país acaba de lançar sua primeira balsa elétrica.

No final do discurso de Elfostuen, ficou claro para todos: a Noruega vai reduzir suas emissões em 40%.

Tão simples e tão difícil para o resto do mundo.

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