Ola Elvestuen, membro do Parlamento norueguês, bem como presidente do Comitê Permanente de Energia e Meio Ambiente, disse na conferência EV Roadmap 8 (2015) que seu país está comprometido em reduzir suas emissões de carbono e está perseguindo uma variedade de políticas para fazer exatamente isso.
O discurso de abertura de Elvenstuen foi um silêncio inspirador, expondo metodicamente os dados e os passos necessários para reduzir as emissões de carbono que a Noruega estabeleceu.
Sua apresentação, “Políticas EV na Noruega: Transformando o Mercado de Energia Renovável“, destacou o papel fundamental dos carros elétricos na redução das emissões de carbono no transporte.
A Noruega pode ser única em sua capacidade de tirar proveito de carros elétricos; o país já gera 97% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis, em grande parte hidrelétricas. Em outras palavras, ele já tem uma pegada muito, muito baixa.
Para reduzir as emissões em 40% dos níveis de 1990 em apenas 15 anos, grande parte da redução tem que vir do transporte – que representa um terço das emissões totais da Noruega.
Oslo (lar de 1,4 milhão dos 5,1 milhões de cidadãos da Noruega) pretende se tornar “um exemplo para o mundo” na redução das emissões de gases de efeito estufa do transporte.
Caminhar, andar de bicicleta e transporte público são a primeira coisa, é claro, disse Elvestuen. Mas veículos particulares são um fato, e eles devem fazer a sua parte.
Os objetivos que foram definidos são simples:
Para viabilizar essa transformação, os carros elétricos receberam grandes incentivos. Além de ter vantagens fiscais.
Eles também têm estacionamento público gratuito; pedágios em estradas, pontes e túneis são livres; o transporte de balsa é gratuito; e o custo público é gratuito. Carros elétricos também podem viajar nas faixas restritas para o ônibus.
E está funcionando. A Noruega já tem o maior percentual de carros elétricos per capita, quase um em cada cinco carros novos vendidos na Noruega é elétrico. As vendas de carros elétricos dobram a cada três anos.
Com esse tipo de impulso, disse Elvestuen, o país pode ver um futuro em que suas metas sejam cumpridas – e, de fato, a pegada de carbono do transporte na Noruega pode ser radicalmente reduzida.
À medida que o número de carros elétricos cresce, os incentivos diminuirão gradualmente.
Enquanto isso, os ônibus elétricos estão sendo lançados, e a lendária indústria marítima do país acaba de lançar sua primeira balsa elétrica.
No final do discurso de Elfostuen, ficou claro para todos: a Noruega vai reduzir suas emissões em 40%.
Tão simples e tão difícil para o resto do mundo.
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