A ACWA Power e a Emirates Water and Electricity Company (EWEC) anunciaram o início das operações da primeira fase da Usina Independente de Água (osmose reversa) Al Taweelah (IWP) nos Emirados Árabes Unidos.
A unidade agora pode produzir 454,6 mil metros cúbicos de água dessalinizada por dia usando tecnologia de osmose reversa de baixo carbono, atingindo 50% da capacidade da usina.
Conectado à rede de Abu Dhabi em dezembro de 2021, Al Taweelah agora fornece mais de 300 milhões de litros de água dessalinizada por dia.
Com o tempo, atingirá 750 milhões de litros por dia, o que a tornará a maior instalação de osmose reversa do mundo, com capacidade de 909.200 metros cúbicos por dia.
A Estação Hidroelétrica Independente apoia as indústrias e a comunidade de Al Taweelah e áreas vizinhas e também desempenhará um papel fundamental no atendimento do pico de demanda de água de Abu Dhabi, que deve aumentar no primeiro trimestre de 2023.
Al Taweelah IWP é parcialmente alimentado por energia solar, que deverá responder por pelo menos 30% da capacidade elétrica do projeto dentro de oito anos, com o objetivo de aumentar esse número para 55% até o final do primeiro trimestre de vida do projeto.
A empresa não divulgou detalhes sobre o parque solar que está sendo usado para cobrir parte da demanda de eletricidade da unidade de dessalinização.
O início das operações da primeira fase de dessalinização de água no IWP Al Taweelah em Abu Dhabi é um momento histórico para a ACWA Power, os Emirados Árabes Unidos e toda a região.
O potencial que emana da produção de água por meio de tecnologias de baixo carbono é exponencial e garantirá que continuemos atendendo à demanda de água de Abu Dhabi e além, juntamente com nossos parceiros.
Estamos orgulhosos de trabalhar lado a lado com a EWEC como um parceiro confiável para operar o maior projeto de dessalinização do mundo, confirmando nosso compromisso de contribuir para as metas da Estratégia Energética 2050 dos Emirados Árabes Unidos, à medida que o país descarboniza o setor de energia.
Estamos ansiosos para trabalhar na próxima etapa de operação da segunda fase com uma capacidade total de 200 MIGD.
Paddy Padmanathan, vice-presidente e CEO da ACWA Power.
A ACWA Power possui e opera 15 usinas de dessalinização que produzem mais de 6,4 milhões de m3/dia, água suficiente para atender às necessidades de mais de 40 milhões de pessoas diariamente.
A ACWA Power usa tecnologias pioneiras e integra energia limpa para a dessalinização de água, que foi parcialmente instalada em vários megaprojetos regionais, como o Rabigh 3, o Red Sea Development Project, o Jubail 3A, o Umm Al Quwain IWP e o Shuaibah. 3 IWPs.
Fonte: ACWA