Pular para o conteúdo

Soluções solares fotovoltaicas integradas em edifícios

Equipar sua casa com painéis solares, mas não às custas da estética, é uma tendência ascendente à qual o mercado começa a oferecer respostas, entre eles estão painéis fotovoltaicos ultrafinos para integração nas fachadas de novos edifícios ou em reabilitação, ou um novo sistema capaz de segurar até quatro painéis para instalação na parte externa de qualquer edifício, ou residência.

Os pesquisadores estudaram as vantagens da instalação de sistemas solares integrados em telhados e fachadas existentes. A fotovoltaica integrada permitiria alcançar uma autonomia energética de até 87%.

Integração

A energia fotovoltaica integrada em telhados e fachadas poderia produzir mais de 50% da demanda atual de energia elétrica, e ainda revolucionando o setor, “criando” os novos edifícios solares.

Um grande grupo de especialistas da Alemanha e da Suíça apoia as vantagens da implantação em massa de edifícios solares. A equipe trabalha agora para responder às principais críticas a esse tipo de planta, ou seja, a insustentabilidade econômica e a falta de continuidade estética com a paisagem.

Com base em uma série de estudos de caso e um estudo de edifícios solares, pesquisadores da EPF em Lausanne, da Universidade de St. Gallen, da Universidade de Ciências Aplicadas e artes em Lucerna e da Escola de Engenharia e Arquitetura de Freiburg mostraram, portanto, que esses julgamentos são totalmente infundados.

Novos processos

“Graças aos novos processos produtivos, a energia fotovoltaica integrada aos edifícios tornou-se um material de construção inovador e atrativo em áreas urbanas e rurais.

A enorme variedade de cores, texturas e formatos disponíveis hoje possibilita a integração flexível dos módulos em telhados e fachadas – conforme explica Emmanuel Rey, EPF – isso se aplica a todos os tipos de edifícios e projetos de reforma, desde fazendas até arranha-céus, desde pequenos trabalhos de manutenção até uma reforma completa.”

1. Toldo solar

2. Painéis ultrafinos para fachadas

3. Painéis solares fotovoltaicos integrados em telhas cerâmicas

4. O Cego Solar. Persianas solares

5. Material que pode esfriar sem consumir energia

6. Telhado com células solares Integradas Tesla/SolarCity

7. Células solares “invisíveis” aos olhos

8. Janelas solares

9. Solarskin. Painéis solares que mudam de cor

10. Telhas solares fotovoltaicas

11. Painel solar de imitação: Ardósia fotovoltaica

Toldo solar

Esta última opção vem da Sueca Solar, empresa da Flórida que lançou essa alternativa para quem não tem telhados ou espaços adequados para a instalação de painéis ou, também, para aqueles que estão relutantes em abrir mão de seus terraços porque querem aproveitar esse espaço ou porque, esteticamente, não são convencidos pelas instalações convencionais.

Em resposta, a equipe de engenheiros desta empresa desenvolveu estruturas de alumínio e aço inoxidável para manter entre um e quatro painéis. Além das vantagens estéticas e espaciais que essa ideia traz, seus promotores destacam seu potencial de uso como cego, pois, dependendo do local em que está instalado, pode retardar a entrada da luz solar dentro da casa e mitigar o calor derivado da exposição prolongada ao sol.

Por outro lado, esses sistemas que incorporam um dispositivo de controle remoto dão grande liberdade para ajustar o ângulo dos painéis, o que impacta em uma melhor captura de energia.

Prosol TF: painéis ultrafinos para fachadas.

Prosol TF

Paralelamente, e com o foco de volta nas fachadas dos edifícios, a empresa Schüco acaba de apresentar o ProSol TF. Esta é uma proposta que também se concentra na estética, oferecendo módulos de camada fina que podem ser integrados às fachadas de qualquer tipo de edifício. Dessa forma, é possível captar energia solar para o edifício, o que resulta em uma notável redução das emissões de CO2, chegando a até 50.000 toneladas por ano.

Como foi o caso da proposta da empresa da Flórida, a ProSol TF oferece mais vantagens. Assim, além de captar energia para o edifício, esses grandes painéis de silício reforçam a proteção das casas contra o clima inclemente e também funcionam como isoladores acústicos e térmicos.

Essa solução pode ser incorporada às fachadas dos edifícios a serem reformados ou modernizados para torná-los mais eficientes em termos energéticos, bem como em novas obras. Além disso, os painéis da Schüco se destacam por sua integração nas fachadas, por sua segurança e por respeitar as exigências do envelope do prédio.

Painéis solares fotovoltaicos integrados em telhas cerâmicas

holandesa ZEP B.V

A empresa holandesa ZEP B.V., que desenvolveu painéis solares fotovoltaicos integrados em telhas cerâmicas.

O cego solar, persianas solares

O Cego Solar é capaz de aproveitar a energia solar para obter eletricidade. As células solares vão aderir a cada uma das ripas das cortinas. As cortinas, assim, tornam-se um receptor capaz de armazenar a energia do sol e convertê-la em energia elétrica.

Material que pode esfriar sem consumir energia. Bastando apenas 10-20 metros quadrados deste material no telhado poderia resfriar uma casa unifamiliar no verão.

Telhado com células solares integradas Tesla / SolarCity

células solares integradas Tesla / SolarCity
células solares integradas Tesla / SolarCity

Ao contrário dos tradicionais painéis solares montados no telhado, este novo teto solar é um sistema integrado que elimina a necessidade de painéis solares autônomos. Além disso, as células fotovoltaicas se encaixam bem no telhado, proporcionando um acabamento atraente e elegante.

Células solares “invisíveis” aos olhos

Uma nova tecnologia patenteada pela Dyaqua, com a qual módulos fotovoltaicos inovadores podem ser criados em diferentes materiais que se parecem com os elementos arquitetônicos reais.

Janelas solares

Células solares "invisíveis" aos olhos
Células solares “invisíveis” aos olhos

Janelas revolucionárias, que eles afirmam que podem gerar 50 vezes mais energia do que os painéis solares convencionais, e o mais importante, em breve trarão ao mercado o primeiro vidro fotovoltaico flexível do mundo.

SolarSkin. Painéis solares que mudam de cor para se integrar em qualquer superfície

Painéis solares que mudam de cor para se integrar em qualquer superfície
Painéis solares que mudam de cor para se integrar em qualquer superfície

A Sistine Solar começará a vender painéis “SolarSkin”, que se fundirão com a textura do seu telhado imitando telhas, ardósias, madeira, telhas ou qualquer outro material. Painéis solares nunca mais ficarão “feios” em nossos telhados.

Telhas solares fotovoltaicas

As telhas solares fotovoltaicas já são uma realidade que está elevando o interesse dos consumidores, que estão cada vez mais seduzidos por essa nova tecnologia.

Painel solar de imitação: Ardósia fotovoltaica

Ardósia fotovoltaica
Ardósia fotovoltaica

Por sua vez, o painel térmico solar natural surge como uma solução altamente funcional para a produção de energia térmica solar, sem causar qualquer poluição visual. Com sua integração harmoniosa ao ambiente, oferece uma alternativa esteticamente agradável e eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest