Pular para o conteúdo

MorphoColour, novos módulos fotovoltaicos coloridos

Sistemas solares fotovoltaicos e térmicos são esteticamente atualizados para instalação em edifícios e residências. E de forma impressionante, os módulos coloridos vieram para revolucionar o mercado.

No entanto, os novos módulos de cores que estão sendo desenvolvidos no Instituto Fraunhofer podem mudar essa perspectiva.

A nova técnica utilizada no instituto alemão permite que os módulos coloridos tenham uma cor homogênea e uniforme.

Pode ser possível projetar a cor do módulo solar personalizado para cada edifício em que será instalado. Esses módulos coloridos serão expostos na próxima feira da BAU.

O aparecimento de painéis solares nos telhados evoluiu com os avanços tecnológicos, e os modernos painéis solares têm um design elegante para minimizar seu impacto.

Os painéis solares são feitos inserindo muitas (60+) células solares entre uma folha frontal de vidro e uma folha traseira de polímero laminado.

Como há espaços entre as células solares, você ainda pode ver uma parte da folha traseira da frente. A cor da folha posterior é tradicionalmente branca, salientes contra células solares escuras.

O design dos painéis solares pode variar de acordo com a marca e o modelo. Além do tipo de células do painel, a folha traseira, o quadro e a presença de “barras coletoras” podem afetar a estética final dos painéis instalados.

As barras coletoras são tiras finas que são soldadas a células solares para coletar a eletricidade gerada pelas células.

Módulos solares quase invisíveis em fachadas e telhados.

Apesar desses avanços, o “aspecto” dos módulos fotovoltaicos ainda não é uma característica de design popular entre proprietários de edifícios e arquitetos.

Especialmente quando se trata de fachadas, elas são mais visíveis do que telhados. Mas também é importante usar as fachadas para gerar eletricidade limpa em nossas cidades.

MorphoColour1
Módulos coloridos

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Sistemas solares ISE em Freiburg desenvolveram o módulo visualmente atraente e coloridos.

Os componentes coloridos podem ser fabricados na cor desejada e integrados quase invisivelmente em fachadas ou telhados.

Eles podem até dar o toque final para edifícios modernos com uma fachada de parede de cortina ventilada.

A ideia central deste desenvolvimento não era colorir o vidro protetor dos módulos com pigmentos, mas imitar o efeito físico das asas de borboleta. Se o vidro fosse revestido com pigmentos, os módulos perderiam uma maior parte de sua eficiência porque a luz não podia mais penetrar sem obstáculos.

Dr. Thomas Kroyer, chefe do grupo de tecnologias e sistemas de revestimento.

Aproximadamente 93% da luz solar pode penetrar na textura especial da superfície.

Inspirado na borboleta morfo azul

A ala brilhante e iridescente da borboleta morpho é diferente. Esses insetos, que são nativos da floresta tropical da América Central e do Sul, criam a impressão de cor graças a um efeito óptico sem pigmentos.

MorphoColour2
Módulos coloridos

As asas desta borboleta têm uma textura de superfície extremamente fina que reflete uma estreita gama de comprimentos de onda específicos, ou seja, uma certa cor.

Os especialistas da RSI aplicam uma textura superficial e uma camada semelhante à parte de trás do vidro protetor dos módulos fotovoltaicos.

Cerca de 93% da luz pode penetrar nesta camada, e apenas cerca de 7% é refletida para causar o efeito de cor.

Thomas Kroyer.

A nova tecnologia foi apelidada de MorphoColour, em homenagem à borboleta azul brilhante Morpho.

O novo método de montagem evita lacunas invisíveis.

A cor por si só não faz um design visualmente atraente. Os pesquisadores de Fraunhofer encontraram outra solução para tornar os sistemas fotovoltaicos mais atraentes: para evitar que as células fotovoltaicas soldadas brilhassem através do vidro protetor de cores, desenvolveram um método de montagem que imita o efeito das telhas do telhado.

Telhas de telhado são colocadas em cima uma da outra. Da mesma forma, os pesquisadores produzem células fotovoltaicas em tiras que se sobrepõem a alguns milímetros, colando-as para formar um módulo maior.

Isso cria um visual geral homogêneo sem espaços invisíveis ou cabos de conexão visíveis.

Você pode ver nossas telhas fotovoltaicas revestidas de Morfocolor de diferentes ângulos e ainda assim o visual uniforme permanece o mesmo.

Thomas Kroyer.

Fonte: Solar technology with the beauty of butterfly wings (fraunhofer.de)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest