Pular para o conteúdo

Painel solar permite até 5 litros de água por dia, obtidos do ar

Agua a custo zero

A água potável é um recurso escasso que ainda carece de cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas já pode ser obtida do ar facilmente. Veja como:

Essas populações podem ter acesso mais próximo a esse recurso após o lançamento do Source, um painel solar que, sem ter que se conectar à rede elétrica, permite obter entre dois e cinco litros de água potável por dia apenas a partir do ar.

Painéis solares que convertem umidade do ar em água potável.

Este sistema surgiu de um projeto promovido pela Universidade Estadual do Arizona que finalmente forjou através da Água em Massa Zero, que comercializa a Fonte.

Este equipamento aproveita o vapor de ar, “um suprimento inesgotável de água”, para obter a partir dele água purificada que, segundo os propulsores, está absolutamente livre de toda a poluição presente no ar. 

“Nosso processo de extração só coleta água pura com uma composição semelhante à da água destilada.”

A água obtida é mineralizada para garantir que tenha um sabor ideal e comparável ao que bebemos regularmente, explica a empresa que criou esse sistema.

Tem entre seus pontos fortes ser absolutamente independente da rede elétrica.

Um painel solar, ou vários, dependendo do tamanho necessário, bem como uma bateria interna de íons de lítio que permite a entrega de água mesmo quando o sol não está brilhando, é tudo o que este equipamento precisa para funcionar.

O mecanismo que permite entre dois e cinco litros de água potável por dia é simples: o valor da água pura é extraído do ar por um sistema ativado pelos painéis solares e depois convertido em água líquida.

Este recurso acessa uma reserva de 30 litros embutida em cada painel onde a água é mineralizada.

A quantidade de água gerada por este sistema é variável dependendo das condições de umidade e exposição solar do local onde está localizada.

No entanto, da Universidade Estadual do Arizona, eles garantem que esses painéis sejam capazes de converter vapor ambiente em água segura, mesmo em climas áridos e semiáridos.

A fonte tem uma vida útil de uma década e não requer nenhum esforço extraordinário para mantê-la.

Em princípio, você só tem que mudar o filtro de ar uma vez por ano. Além disso, proprietários individuais ou comunitários que estejam equipados com este sistema terão que substituir o cartucho mineral a cada cinco anos.

Os condutores dessa tecnologia destacam a segurança que ela traz ao consumidor. 

Com a Fonte isso sabe exatamente de onde vem a água que consome, sem medos decorrentes do estado dos tubos ou de qualquer produto químico. 

“A água de origem é de alta qualidade e isenta de quaisquer vulnerabilidades derivadas de infraestrutura”, dizem eles.

Este sistema com o qual, de acordo com seus motoristas, o acesso à água é democratizado, pode ser adquirido através da loja online habilitada pela empresa a um preço inicial de US $ 2.900 por painel, no qual US $ 500 é adicionado para a instalação do sistema que também é facilmente escalável.

Prova disso, a possibilidade de comprar, também online, painéis adicionais para obter uma maior quantidade de água.

A Agência Australiana de Energia Renovável acaba de financiar com US$ 420.000 a instalação de 150 painéis de hidropanel de origem para testar sua eficácia.

Tem como objetivo encontrar uma fonte de água constante e sustentável para as regiões mais secas do seu país, a fim de tentar reduzir o consumo de água engarrafada.

Esse é mais um processo, indicando que a cada novo dia, a energia solar avança em diferentes direções, onde todas elas consolidam um futuro com mais energia limpa e totalmente sustentável.

Saiba mais em Zero Mass Water.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest