Pular para o conteúdo

Preços do painel solar subiram mais de 30% em outubro de 2021

A “montanha-russa” do setor de energia solar é o pior pesadelo dos empreendedores do setor em todo o mundo.

O mais recente desafio enfrentado pelo setor é a escassez e o rápido aumento do preço dos painéis solares. Os instaladores relatam que os preços dos painéis solares fabricados na China subiram de 20 a 30%.

Também parece que ter um acordo de fornecimento anterior a um preço fixo não os protege, pois os fabricantes chineses estão violando esses contratos e oferecendo novos preços mais altos, apesar do risco de ação legal.

Qual é a causa do aumento dos preços dos painéis fotovoltaicos?

Parece que a tempestade perfeita está se formando para os fabricantes de painéis solares fotovoltaicos, pois há muitos fatores que contribuem para os recentes aumentos de preços.

Menos painéis solares são produzidos.

A crise energética chinesa fez com que o preço do carvão na bolsa de mercadorias de Zhengzhou mais do que dobrasse desde meados de agosto, o que resultou em um aumento nos preços da energia.

Como resultado, o UBS Group AG calculou que as quedas de energia resultantes nas fábricas poderiam causar uma desaceleração de 30% em setores eficientes em energia, como a fabricação de painéis solares. Matéria da revista exame aqui.

Painel Solar

Isso levou a uma escassez mundial de painéis solares. Os painéis que são fabricados estão sendo enviados principalmente para os Estados Unidos e europa, já que o maior poder aquisitivo está ganhando a luta pelo fornecimento restante.

Aumento de preço dos componentes dos painéis solares.

As paralisações do Covid-19 reduziram significativamente a produção de alguns dos principais componentes dos painéis solares.

Em particular, polissilício, vidro solar e alumínio foram duramente atingidos por aumentos de preços, que agora são levados para os custos do painel solar por atacado.

Custos de transporte da China.

Os preços de transporte de contêineres da China têm aumentado constantemente nos últimos 12 meses, agora eles podem custar 3-4 vezes mais.

E os painéis solares não chineses?

Os fabricantes que não basearam sua produção de painéis solares na China estão protegidos da maioria das causas mencionadas. No entanto, aproximadamente 90% dos painéis solares do mundo são produzidos na China.

Foi relatado que empresas como Q-Cells (Coreia do Sul) e Winaico (Taiwan) esgotaram completamente suas ações em muitos países, já que as empresas de instalação solar estão comprando todos os painéis solares restantes.

Um problema que parece estar se arrastando no tempo, e já está colocando em risco vários projetos de fazendas solares ao redor do mundo.

Além também de terem um impacto direto sobre os projetos menores, residenciais, comerciais, industriais. Vamos ver como isso seguirá durante o ano de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest