A compra de painéis solares fotovoltaicos é a escolha de 99% das pessoas que decidem gerar sua própria energia. Por quê? Simplesmente por esta tecnologia ser a que apresenta os melhores resultados e benefícios em ambientes domésticos.
Entre os benefícios, podemos obter uma redução de até 95% na conta de energia elétrica, deixando de se preocupar com o preço futuro da energia, além da sustentabilidade com uma fonte de energia verde e limpa.
Se somarmos a isso a queda contínua dos preços dos painéis fotovoltaicos e linhas de financiamento atrativas, o resultado é uma solução cada vez mais acessível para toda a população.
Neste artigo reunimos as informações mais essenciais sobre a tecnologia para quem está pensando em comprar e instalar seu primeiro painel solar.
Portanto, sem mais delongas, vamos lá:
- Como funciona?
- Instalação.
- Durabilidade.
- Manutenção.
- Como comprar.
5.1 Orçamento.
5.2 Visita técnica.
5.3 Esboço, projeto.
5.4 Instalação.
5.5 Conexão.
Comprando um painel solar: 5 coisas que você precisa saber.
1. Como funciona?
Os painéis solares transformam a luz solar diretamente em energia elétrica através de um processo conhecido como efeito fotovoltaico.
Isso ocorre dentro de cada uma das células solares que compõem um painel, que pode ter 60 ou 72 nos modelos atualmente comercializados no mercado.
Durante o dia, toda a luz solar que chega às placas é convertida em energia, tanto radiação direta quanto difusa, ou seja, a luz refletida pelas nuvens.
Por isso, mesmo em dias nublados ou chuvosos, as placas continuam gerando energia, embora em menor quantidade.
Mas o painel solar é apenas um dos equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico, tecnologia utilizada para gerar energia solar em residências e empresas.
Um sistema fotovoltaico utiliza um conjunto de equipamentos, que chamamos de kit solar.
Uma vez produzida, a energia das placas deve passar por outro importante equipamento do sistema: o inversor solar.
O papel do inversor é adequar a energia das placas ao padrão utilizado pela nossa rede elétrica e equipamentos eletrônicos. Após convertida, a energia agora pode ser distribuída.
2. Instalação.
Para que o painel solar capture o máximo de luz solar possível, ele deve ser instalado em um local adequado, que geralmente é o telhado das edificações.
Outro fator relacionado à quantidade de luz que atinge o painel solar é a direção e a inclinação do telhado.
A direção ideal para instalações solares em todos os países do hemisfério sul é norte, sendo o contrário nos países do hemisfério norte.
O ângulo de inclinação ideal do telhado deve ser igual à latitude onde o imóvel está localizado, ou menor.
Assim, quando necessário, a correção da direção e ângulo do painel solar é feita via estruturas de suporte.
Da mesma forma, se o telhado não for adequado, são utilizadas estruturas de suporte para instalar o painel diretamente no solo.
3. Durabilidade.
Mesmo exposto aos elementos do telhado, o painel solar tem uma vida útil padrão de pelo menos 25 anos. Tudo vai depender da qualidade dos painéis.
A perda de eficiência na conversão de luz em energia é mínima e os principais fabricantes garantem 80% da geração ao final desse período.
Ou seja, um módulo, até o 25º ano de vida, gerará pelo menos 80% da quantidade de energia que gerou no início.
O inversor fotovoltaico, outro grande equipamento do sistema, tem vida útil mínima de 15 anos.
Se receber a manutenção necessária, pode ser ainda maior.
4. Manutenção.
Mas não pense que essas manutenções são muito frequentes.
Mesmo trabalhando por longas horas diariamente, os sistemas fotovoltaicos precisam de muito pouca manutenção.
O principal, que você mesmo pode fazer, é limpar os módulos solares.
Mas isso só se estiverem muito sujos, o que não é frequente, pois possuem uma película antiaderente que evita o acúmulo de sujeira. No caso da poeira, a água da chuva é responsável por retirá-la.
No entanto, no caso de contaminação ou excrementos de pássaros, a limpeza é simples, exigindo apenas um jato de água e uma vassoura de cerdas macias.
Além disso, a manutenção elétrica do sistema também é necessária, mas com muito menos frequência.
Uma vez por ano é suficiente para garantir a otimização da geração do sistema.
5. Como comprar.
A maneira mais fácil e segura de comprar um painel solar é através de uma empresa de energia solar.
Ao optar por este caminho, todas as etapas, processos e documentação necessários para a instalação do seu projeto fica sob responsabilidade da empresa.
Orçamento.
A empresa, dadas as características particulares do seu projeto, deve realizar o dimensionamento do sistema e elaborar a proposta comercial do seu projeto.
Além do preço final do sistema, os modelos e marcas dos equipamentos a serem instalados e as formas de pagamento/financiamento também são informados na proposta.
Visita técnica.
Fechada a proposta, a equipe técnica da empresa faz uma visita à sua residência para coletar as informações necessárias para o projeto e instalação do seu sistema.
Esboço, projeto.
Com base nas informações coletadas, a equipe de engenharia realiza o projeto executivo do seu sistema utilizando um software específico que garante a máxima otimização do sistema.
Este projeto também é enviado à distribuidora de sua região para formalizar a solicitação de conexão à rede elétrica.
Instalação.
É a parte mais rápida de todo o processo, entre 3 e 4 dias para uma pequena instalação em casa, quando a equipa de instaladores chega à sua casa para realizar o projeto.
Agora com todos os equipamentos são instalados, conectados e testados, garantindo que o sistema esteja em perfeitas condições de funcionamento.
Conexão.
Após a instalação, chegará a visita da equipe técnica da distribuidora para a inspeção final do projeto.
Ao final da inspeção, se tudo estiver correto, a conexão do sistema com a rede termina.
Agora você pode desfrutar de energia limpa e barata em sua casa.